Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Evento relativo ao mês da visibilidade trans ocorre no Complexo de Canoas

Publicação:

Evento relativo ao mês da visibilidade trans ocorre no Complexo de Canoas
Evento relativo ao mês da visibilidade trans ocorre no Complexo de Canoas - Foto: Breno Serafini
Por Breno Serafini Imprensa/Susepe

Na última quinta-feira (26), a partir das 14h, no Complexo Penitenciário de Canoas, ocorreu um bate-papo com mulheres e homens trans da unidade prisional. Organizado pelo setor técnico do estabelecimento prisional, articulado com a Prefeitura de Canoas e com a Coordenadoria de Diversidade do Governo do Estado, o evento discutiu sobre a questão LGBTQIA+, promovido em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a ser comemorado no próximo domingo (29).


Tendo como tema “Pessoas trans no sistema prisional também existem e resistem”, a roda de conversa foi aberta com uma fala do coordenador de Diversidade Sexual do Governo do Estado, Dani Boeira, que, a partir de um relato pessoal, convidou a todos para trocarem ideias sobre questões pertinentes a cada um.

Segundo ele, “poder dialogar diretamente com essas pessoas apenadas trans, sejam elas trans, gays ou bissexuais, nos aproxima desse público e faz com que pensemos em políticas sociais e de inclusão do ponto de vista deles e para eles”. Além disso, na ocasião, anunciou um projeto de Governo de fazer um mapeamento da população LGBT gaúcha, com vistas a desenvolver políticas mais efetivas e específicas.


A atividade envolveu muitas falas de apenados, que relataram dificuldades, expectativas e particularidades, que vão desde a aplicação de hormônios, questões de assistência jurídica e, principalmente, de formação e perspectivas de trabalho, tanto internamente, em oficinas, quando da saída para o convívio em sociedade.


Já para o secretário de Diversidades e Comunidades Tradicionais da Prefeitura de Canoas, Pai Santiago de Oxalá, assim como o Feirão da Empregabilidade Trans, realizado no início do ano, que conseguiu 12 vagas de emprego, “o evento faz parte de uma política de dar visibilidade a essa população para a comunidade canoense, promover encontros periódicos, para que se possa trocar experiências e vivências e prepará-la para a reinserção social após o cárcere”’.

Evento relativo ao mês da visibilidade trans ocorre no Complexo de Canoas
Evento relativo ao mês da visibilidade trans ocorre no Complexo de Canoas - Foto: Breno Serafini


Dentro do compromisso assumido na atividade, o principal foi o de haver uma periodicidade de novas reuniões, visando atender várias questões, desde a busca de assinatura de um termo de convênio de trabalho prisional, assim como o fornecimento de hormônio, via Sistema Único de Saúde, pela Unidade Básica de Saúde prisional.


Já para a TSP assistente social da Susepe, Carolina da Rosa Reis, que, juntamente com a colega Rosane Prates, atua no setor técnico da Pecan, “esse encontro é importante porque esse público vem crescendo na unidade, justamente pelo acolhimento que recebem aqui, que traz demandas específicas, como material de higiene, e outras mais estruturantes, como a necessidade de formação, oficinas e, consequentemente, vagas de trabalho”. Ela agradeceu ainda à direção e ao setor de segurança e disciplina da Pecan, por compreenderem a importância do trabalho técnico com essa população e por oportunizarem a atividade.


Participaram do evento ainda a cantora Leny Barcellos, que deu uma canja musical, a psicóloga Luisa Susin dos Santos, representante do Ambulatório T de Canoas, e a secretária adjunta da Juventude do Município, Maria Eduarda Moreira.

 

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo