Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Inicia a segunda etapa do II Curso de Intervenção Rápida da Susepe

Publicação:

WhatsApp Image 2022 12 15 at 09 42 35
II Curso de Intervenção Rápida da Susepe - Foto: Rodrigo Borba
Por Rodrigo Borba

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Escola do Serviço Penitenciário (ESP) e do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), realizou, nesta quarta-feira (14), a abertura oficial da segunda edição do II Curso de Intervenção Rápida (CIR). O treinamento acontece na 9ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), em Charqueadas, sendo ministrado pelo Grupo de Ações Especiais (GAES) da Susepe. 

A capacitação para ingresso nos Grupos de Intervenção Rápida (GIRs) ocorreu em duas etapas. Na primeira, ocorrida entre os dias 5 e 11 de dezembro, 41 dos 55 participantes concluíram o treinamento. A atual, também com 55 alunos, segue no curso até a próxima segunda-feira (19). Os GIRs têm, dentre suas atribuições, a realização de revistas nas galerias, escoltas e manutenção da disciplina e da ordem. 

WhatsApp Image 2022 12 15 at 09 43 07
Entre os temas abordados no treinamento estão instruções sobre atendimento pré-hospitalar de combate, uso diferenciado da força, uso de arma de fogo, técnicas e tecnologias menos letais, extração, revista, algemação, imobilização e condução, intervenção prisional, escolta e técnicas individuais. O processo seletivo para ingresso no II CIR, dentre outros requisitos, foi compreendido pelas seguintes etapas: teste de aptidão física (TAF), entrevista psicológica, entrevistas direcionadas e Curso de Intervenção Rápida (CIR).

O diretor da ESP, Eberson Trindade, destacou que a presença de representantes de todas as regiões penitenciárias do Estado prioriza a padronização e qualificação técnica do curso. “O II CIR oportuniza que todos os Grupos de Intervenção Rápida, das 10 regiões penitenciárias dos Estado, possam operar com o número ideal de servidores e também consolida o processo de capacitação dos operadores em intervenção rápida no âmbito do sistema prisional gaúcho”, analisou.

“O objetivo do GIR está alinhado a um dos principais eixos da atual gestão da Susepe, que é o aparelhamento e aperfeiçoamento dos nossos servidores para uma prestação de serviço cada vez mais qualificada. A realização do II CIR está inserida, justamente, nesse contexto”, completou o diretor do DSEP, Vagner Cogo.

WhatsApp Image 2022 12 15 at 09 45 01
Já o delegado da 9ª Região, Paulo Pires, ressaltou a integração entre ESP, DSEP e servidores para desenvolver um treinamento de excelência, tendo como objetivo uma intervenção rápida o mais qualificada possível. Exatamente por isso, o nível de exigência é alto. “Desejo para vocês um ótimo curso, fiquem firmes, vai ser pesado, estamos apenas no começo do curso. Trabalhamos muito, ao longo de todo o semestre, para realizar o II CIR da melhor forma possível”, contou. 

 

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo