Susepe participa de capacitação sobre sistema de Gestão de Estatística em Segurança
Publicação:

Nesta terça-feira (23), o superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), Mateus Schwartz, e a superintendente adjunta, Deisy Vergara, além de diretores e delegados da instituição participaram da apresentação técnica do sistema de Gestão Estatística em Segurança (GESeg), que ocorreu no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre.
O encontro desta terça teve como objetivo capacitar os servidores de todas as forças quanto aos usos e funcionalidades do sistema. Foram abordados temas como o contexto da implantação do GESeg, características técnicas e geoprocessamento aplicado.
Mensalmente, os gestores do programa RS Seguro promovem reuniões com a governança do GESeg, para avaliar as estratégias de segurança e colher sugestões para aprimorar o sistema.
O RS Seguro é focado em dados e estatísticas, integração das forças policiais e monitoramento sistemático desde o nível local até o estadual. Esse conjunto de informações de inteligência é possível por conta do GESeg, isso porque o sistema automatiza cálculos, fornecendo relatórios em forma de gráficos para acelerar e aprimorar a leitura dos dados de ocorrências, o que qualifica o acompanhamento de foco territorial adotado pelo RS Seguro para monitorar os indicadores criminais e traçar as estratégias de prevenção e repressão.
Ao utilizar instrumentos como esse, o trabalho na área da segurança pública obtém ganhos significativos, sendo um deles a redução nos índices de criminalidade no Rio Grande do Sul. O Estado chegou a ficar entre os cinco da Federação que diminuíram o número de crimes no período 2020-21.
O Sistema, que está em funcionamento desde 2019, auxilia na implementação de políticas públicas estratégicas e foi desenvolvido pelos servidores do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), em parceria com o comitê executivo do RS Seguro. Ele conta ainda com grupos técnicos especializados da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Instituto-Geral de Perícias, do Detran, da Susepe e da Secretaria de Segurança Pública, que atuam no monitoramento dos 497 municípios gaúchos.
Também estiveram no evento o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Anderson Prochnow; o diretor-geral da Susepe, Sérgio Dalcol; o diretor do Dplan, Roberto Carlos; assim como as delegadas Manuela Pelicioli (4ª Região), Samantha Longo (8ª Região) e Patrícia Picolotto (10ª Região), e os delegados Thiago Nothen (2ª Região), Irineu Koch (3ª Região), Thalisson Coll (5ª Região) e Ângelo Carneiro (9ª Região).
Prêmios
O sistema de Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) foi o vencedor do Prêmio Gartner Eyes on Innovation Awards For Government 2021, promovido pela maior instituição global de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Em 2021, foi finalista do maior prêmio de excelência em governo eletrônico do país, o Secop, na categoria e-Administração.
Também em 2021, foi o vencedor na categoria Setor Público do prêmio IT Mídia, ficando entre os 100+ Inovadores no uso de TI.
Marcelle Schleinstein