Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Case Pelotas completa 25 anos de serviços prestados à socioeducação

Em comemoração, mês de setembro está sendo marcado por várias atividades pedagógicas, esportivas e recreativas junto aos jovens

Publicação:

25141941 22240 GD
Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Pelotas contempla 27 municípios - Foto: Morgana Grazziontin/Ascom Fase

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Regional de Pelotas completa, nesta segunda-feira (25), 25 anos de serviços prestados à socioeducação na Região Sul do Estado. Para celebrar a data, a unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) tem promovido, ao longo do mês de setembro, uma série de atividades pedagógicas, esportivas e recreativas com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa. 

“É com alegria que comemoramos os 25 anos do Case Pelotas, este que desempenha um papel fundamental no planejamento e monitoramento da reabilitação dos adolescentes, garantindo as intervenções adequadas", destaca o diretor do estabelecimento, Maicon Escalante. 

As atividades esportivas incluem campeonatos de tênis de mesa, futsal, voleibol, xadrez, videogame e bingo. “Os torneios eu acho top. Conseguimos interagir com os outros adolescentes e saímos um pouco (dos alojamentos)”, disse um dos socioeducandos. Aos 19 anos, ele é atendido pela Fase há 5 meses. "Também ‘busquei’ meu certificado do curso Comida de Boteco. Pretendo trabalhar na área quando sair daqui”, complementa. 

Ainda na última semana, ocorreu a formatura de jovens no curso de culinária, realizado por meio de uma parceria entre a instituição e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Através das oficinas, oportunizamos a eles aprenderem habilidades sociais, emocionais e profissionais, bem como educacionais, incentivando-os através das premiações e dos diplomas profissionalizantes", completa o diretor da unidade. 

Foto 002
Vencedor do concurso literário sobre os 25 anos da unidade; com a chefe de equipe responsável pela atividade, Rosana Konradt - Foto: Divulgação Fase

Conscientização 

Durante o mês de comemorações, também estão ocorrendo ações educativas e de conscientização, como a palestra “Educação Sanitária - construindo caminhos junto à socioeducação e à escola”, e atividades que trabalham a prevenção ao suicídio, tema da campanha do Setembro Amarelo.  

Além disso, os cursos profissionalizantes e de oficinas pedagógicas, que marcam as rotinas das unidades da Fundação em todo o Estado, tiveram sua importância revisitada através da realização do 2° Concurso Literário do Case Pelotas – Oficina da Palavra, um dos destaques da programação de festividade. 

A assistente de direção da unidade, Gabriella Montanelli, resume o sentimento dos servidores, que trabalharam pela reintegração dos jovens à sociedade ao longo dos 25 anos de existência do Case Pelotas. “É fundamental acreditar sempre, até o fim, na recuperação dos nossos jovens. O trabalho nos engrandece como seres humanos. Fazer o bem, faz bem. Continuemos firmes, unidos e fortes na busca desse ideal tão nobre”, salienta. 

Investimento no futuro 

O presidente da Fase, José Stédile, parabenizando aos servidores pelos 25 anos de funcionamento da unidade, destaca o caráter pedagógico das medidas socioeducativas empregadas pela Fundação em todo o Estado. “São ações que oportunizam novas vivências e preparam os jovens para o futuro. As atividades, oficinas e cursos transformam o cumprimento da medida em um passaporte para novas vidas”, reflete. 

Nesta última semana de comemorações, os jovens também presentearão os servidores da unidade com lembranças produzidas pela Oficina de Crochê. Também haverá o tradicional Parabéns a você, com bolo e confraternização entre os servidores e socioeducandos. 

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase

Edição: Ascom SSPS

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo