Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Agente penitenciário que integrou FTIP no Pará volta ao Estado

Publicação:

Belaguarda
Colegas receberam Belaguarda no aeroporto, após ele ficar internado em hospital de Brasília para se tratar da Covid-19 - Foto: Seapen/Susepe divulgação
Por Neiva Motta

O agente penitenciário José Roberto Ferreira Belaguarda, que integrou a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), em Belém, no Pará, retornou ao Rio Grande do Sul na última terça-feira (19). O agente foi recebido no Aeroporto Salgado Filho pelo coordenador da FTIP no RS, agente penitenciário Fábio Duarte, e por servidores da Penitenciária Modulada de Charqueadas, casa prisional onde é lotado.

Belaguarda esteve no Pará pelo período de 9 meses atuando, ao lado de outros agentes da Seapen e da Susepe, nas funções de coordenação dos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos, com apoio logístico e supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do Estado do Pará.

O agente esteve hospitalizado por 12 dias no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, para se tratar da Covid-19. Após receber alta, permaneceu mais quatro dias em isolamento num hotel da cidade. Apesar de o servidor já estar curado, para cumprir os protocolos de Saúde do Estado, permanecerá isolado, em sua residência, por mais 40 dias.

O Secretário da Seapen, Cesar Faccioli, celebrou o retorno do agente penitenciário com saúde. “Gostaria de agradecer a colaboração do ex-diretor do Depen, Fabiano Bordignon, que garantiu a transferência e o tratamento do nosso agente penitenciário em Brasília, o que fez com que ele se recuperasse totalmente e possa, agora, estar de volta à atividade no RS”, destacou.

Os colegas da 9ª Região Penitenciária comemoraram o retorno de Belaguarda ao RS e destacaram a garra com que Belaguarda lutou para superação desse momento tão difícil vivido por ele.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo