Apenados do Presídio de Lajeado concluem curso de construção e alvenaria
Publicação:

Nesta sexta-feira (9), no Presídio Estadual de Lajeado, ocorreu a formatura de 16 apenados no Curso de Construção em Alvenaria. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), o Conselho da Comunidade e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), promovida com recursos da Vara de Execuções Criminais (VEC) do Município.
A capacitação contou com 80 horas-aula, teóricas e práticas. As atividades foram realizadas dentro do estabelecimento prisional, nas áreas internas e no pátio.
O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, destacou a importância de ações que oportunizem uma nova perspectiva de vida a quem cumpre pena no sistema prisional gaúcho. “Com as condições adequadas de trabalho, a gente consegue promover iniciativas no sentido de cumprir a principal missão da Susepe, que é a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Então, não poderia deixar de estar aqui prestigiando mais uma formação de curso”, comentou.
O diretor do Presídio Estadual de Lajeado, Ricardo Tessmann, lembrou a importância do trabalho conjunto entre instituições com o objetivo de fomentar, cada vez mais, atividades profissionalizantes para os apenados. “Agradeço a todos os presentes, a todas as autoridades. Mas, principalmente, parabéns ao Senai pelos inúmeros cursos realizados na Penitenciária Estadual de Lajeado”, frisou.
O diretor de Operações do Senai de Lajeado, Jerry Hibner, ressalta que há muitas oportunidades de trabalho na área de construção e alvenaria. "É gratificante ver esta casa prisional com formações técnicas. Me sinto orgulhoso pela região e pelo trabalho realizado para proporcionar uma sociedade melhor”, completou.
Para a chefe da Divisão de Trabalho Prisional do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, Fernanda Dias, “oportunizar um curso pode parecer algo simples, rotineiro, mas, para quem recebe a oportunidade de aprender um novo ofício representa também a chance de uma mudança de vida e de perspectiva perante à sua família e à sociedade”.
No Presídio Estadual Feminino de Lajeado, as apenadas também participam de capacitações com caráter profissionalizante. Atualmente, oito apenadas participam do curso de Confecção Industrial e de Bolsas e Acessórios, ministrado pelo Senai.

Texto: Rodrigo Borba, com colaboração de Clarissa Gomes
Foto: Clarissa Gomes/ 8ª DPR