Diretora do Deppad visita comunidades terapêuticas no Sul do Estado
Publicação:

A diretora do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas (Deppad) da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), Alessandra Carvalho, visitou, no início deste mês, duas comunidades terapêuticas (CTs) no Sul do Estado: a Casa do Amor Exigente (Caex), localizada em Pelotas, e a Vida Nova, em Rio Grande. Ela esteve acompanhada do seu assessor, Ricardo dos Santos.
O objetivo das visitas foi aproximar a Secretaria das entidades, visando a conhecer melhor o seu dia-a-dia e trocar experiências. As CTs atuam diretamente nos eixos de prevenção do uso e abuso de drogas e de cuidado, atenção e reinserção social dos usuários e dependentes de substâncias psicoativas, prestando um serviço de grande relevância social para o Estado.
Durante as visitas, que ocorreram em dois dias distintos, foram distribuídos 200 livros para cada comunidade, abordando o tema Política Pública sobre Drogas, e também realizadas reuniões junto às diretorias, para ouvir as suas demandas específicas. Além disso, a diretora também teve a oportunidade de conhecer as estruturas físicas e materiais das CTs, ambas com capacidade para 50 residentes homens adultos.
Estiveram presentes na visita à Caex-Pelotas os diretores administrativos do espaço, Jorge Espinosa e Miguel Angelo Carucio, e o coordenador, Argelino Furtado, que é também assistente social e responsável pelo Departamento de Projetos. Já no CT Vida Nova, o encontro foi com o presidente da instituição, Leonardo Estima, e o coordenador do local, Rafael Colares dos Santos.