Domingo de provas: Susepe realiza concurso público para três cargos
Publicação:

Neste domingo (27), foi realizado mais um concurso público para o ingresso de servidores penitenciários no quadro da Susepe. No total, foram 44 mil inscritos para os cargos de agentes penitenciários, agentes penitenciários administrativos e técnicos superiores penitenciários, com uma média de 18% de abstenção. As provas ocorreram em cinco locais, nas cidades de Porto Alegre e Canoas.
No período da manhã, foram realizados os exames de agente penitenciário e de técnico superior penitenciário nas carreiras de arquitetura, ciências contábeis, ciência da computação, direito, educação física, enfermagem, estatística, farmácia, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, serviço social, terapia ocupacional e as engenharias agronômica, ambiental, civil e elétrica. Na parte da tarde, ocorreu a prova de agente penitenciário administrativo.
Este foi o primeiro concurso com reserva de vagas para pessoas trans no Estado. O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, salienta o caráter pioneiro e essencial dessa reserva de vagas. “A Susepe conquistou notoriedade levando milhares de pessoas, com diversas competências, a escolherem a carreira penitenciária. Essas pessoas irão somar para que sejam entregues serviços cada vez mais especializados para os apenados e para a sociedade”, afirmou.
No dia do concurso, o superintendente dos serviços penitenciários, José Giovani Rodrigues de Souza, esteve junto do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES) na escolta dos malotes de provas e nos portões de um dos locais recepcionando os candidatos. “Com muita alegria acompanhamos e acolhemos os candidatos do concurso da Susepe, desejando uma boa prova aos nossos futuros colegas. A seleção traz mais qualificação com número maior de servidores entrando na Instituição”, disse.
O diretor da Escola do Serviço Penitenciário (ESP), Eberson Trindade, destacou a importância das provas para a Instituição. “É uma satisfação participar desse momento em que temos a possibilidade do ingresso de novos servidores nas carreiras penitenciárias. Dessa forma, atenderemos uma das nossas principais demandas, que é o número do efetivo de servidores. Que em breve tenhamos os aprovados conosco ingressando no curso de formação através da ESP”, afirmou.
O candidato Carlos Fonseca viajou quase três mil quilômetros do município de Colorado do Oeste, no Estado de Rondônia, para realizar o certame. “Achei a prova razoavelmente boa pelo que estudei. Me esforcei até o último segundo, busquei muitas informações, é um sonho que está dentro de nós, eu pedi muito a Deus, estudei bastante, os meus colegas também”.
O concurso ainda conta com mais três etapas que seguirão nos próximos meses: teste de aptidão física, avaliação psicológica e sindicância sobre a vida pregressa e investigação social e funcional do candidato.