Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Fase cria Grupo de Trabalho para elaboração de Programa de Prevenção e Combate ao Assédio e Discriminação

GT foi instituído por meio de portaria divulgada no Diário Oficial do Estado

Publicação:

10171014 18772 GDO
A primeira reunião ocorreu no auditório da Fase, em Porto Alegre, na última quinta-feira (06) - Foto: Natália Medeiros/Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) instituiu Grupo de Trabalho (GT) com a finalidade de elaborar um Programa de Prevenção e Combate ao Assédio, Discriminação e outras formas de violência no trabalho no âmbito da Fundação. O anúncio foi feito por meio da Portaria 089/2023, publicada no Diário Oficial do Estado, em 22 de junho deste ano. 

O GT objetiva a construção de proposição de norma interna, destinada a disciplinar a prevenção e o combate ao assédio e outras violências. O trabalho culminará em resolução, levando em consideração as peculiaridades dos ambientes de trabalho da Fase. 

O grupo é composto por servidores de diferentes cargos e funções e buscou contemplar a pluralidade profissional da Fase. O colegiado terá como presidente a assistente social Raquel Moura, que atua no Núcleo de Treinamento, Estágios e Voluntários (NTEV), estrutura ligada à Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC)/Coordenação de Formação Permanente. 

“A formação do GT sinaliza que os problemas serão enfrentados com o cuidado e atenção que um tema tão sensível merece, sem adiamentos. As condutas hostis e violentas têm consequências danosas aos trabalhadores e trabalhadoras da socioeducação, interferindo negativamente nos ambientes de trabalho”, destacou Raquel. 

10171145 18794 GDO
O trabalho culminará em relatório que será encaminhado à Secretaria de Sistemas Penas e Socioeducativo (SSPS) - Foto: Natália Medeiros/Ascom Fase

Saiba mais 

O trabalho do GT deve explicitar os conceitos dos diferentes tipos de assédio, discriminação e outras violências, relacionando condutas que caracterizem as mesmas, bem como as que não se constituem em assédio nas relações de trabalho. Também é responsabilidade do colegiado promover e indicar os fluxos e canais de acolhimento de denúncias, além de acompanhar as situações. 

A primeira reunião do GT ocorreu no auditório da sede Administrativa da Fase, na última quinta-feira (6), em Porto Alegre. 

 

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase

Edição: Ascom SSPS

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo