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Fase promove formação para servidores com foco na leitura e na profissionalização dos socioeducandos

II Encontro de Oficineiros e I Encontro para Titulares dos Espaços de Leitura ocorreu no Ceconp, em Porto Alegre

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A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu a primeira atividade do Calendário Pedagógico 2024 na última quinta-feira (4), no Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), em Porto Alegre. O II Encontro de Oficineiros e o I Encontro para Titulares dos Espaços de Leitura buscou a troca de experiências e conhecimentos visando a capacitação contínua dos servidores. O evento também contou com a apresentação de boas práticas desenvolvidas junto aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

A iniciativa reuniu palestrantes — da Fase e de entidades parceiras — ligados à temática das oficinas ocupacionais de cunho profissionalizante e às práticas de leitura e escrita criativa nas unidades de internação e de semiliberdade. A atividade foi organizada pela Diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação Pedagógica (CP), do Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo (NPTE) e do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce).

“Trabalhar com socioeducação é uma grande missão e uma enorme responsabilidade. Atividades desta natureza são fundamentais para aperfeiçoar a nossa atuação e, assim, transformar a medida socioeducativa em um espaço de inúmeras oportunidades”, destacou o presidente da Fase, José Stédile. “Além da qualidade técnica, é essencial desempenharmos nosso trabalho com afeto. No campo da leitura, por exemplo, temos belos acervos em todo o Estado, mas o que realmente fará a diferença é o papel dos servidores”, completou.

Conforme a direção-geral da Fase, uma das prioridades da gestão é ofertar a qualificação permanente dos servidores por meio de ações e espaços técnicos de discussão. “Desde a pandemia de Covid-19, temos uma mudança no perfil dos socioeducandos em todo o Brasil. É fundamental investirmos na especialização para o atendimento desses jovens”, explicou a diretora socioeducativa, Cláudia Patel. 

II Encontro de Oficineiros

Durante a programação, a palestra da coordenadora Estadual do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), Luciana Pêss, abordou a confecção da Carteira do Artesão em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). A iniciativa, desenvolvida junto à Fase desde 2011, já habilitou cerca de 100 socioeducandos como profissionais autônomos. 

Também foram temas do encontro os processos normativos para a elaboração de projetos para a realização das oficinas ocupacionais, a possibilidade de captação de recursos junto aos órgãos governamentais e parceiros, bem como os procedimentos para a solicitação de adiantamento financeiro junto à Diretoria Administrativa da Fase para viabilizar as ações pedagógicas.

Além dessas ações, a apresentação de boas práticas desenvolvidas nas unidades completou a série de atividades. Entre os projetos detalhados, estiveram o Projeto Fênix, as oficinas de Artesanato em Costura e Artesanato em Crochê e a Horta Orgânica.

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Espaços de Leitura

O I Encontro para Titulares dos Espaços de Leitura também foi desenvolvido ao longo de toda a quinta-feira. A troca de experiências entre os agentes socioeducadores responsáveis por realizar ações ligadas à leitura e à escrita e os adolescentes marcou a formação.

O Censo Nacional de Práticas de Leitura no Sistema Socioeducativo, com recorte para o Estado do Rio Grande do Sul, foi apresentado pela advogada e pesquisadora Cristina Gross Villanova. A pesquisa analisou a dinâmica do acesso à cultura, leitura e escrita por parte de adolescentes e jovens, traçando um diagnóstico das práticas de leitura em 450 unidades socioeducativas de todo o país, para subsidiar a implementação do Plano Nacional de Fomento à Leitura.

Além disso, o trabalho ligado à leitura no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Rio de Janeiro foi relatado pela educadora Ana Clara Peixoto, que já desenvolveu projetos junto à entidade e realiza pesquisas ligadas à socioeducação desde 2018. 

O evento contou ainda com a reflexão sobre atividades de Leitura e Escrita em espaços de privação de liberdade no Brasil, proposta pela professora e doutora em Educação, Ana Cláudia Ferreira Godinho.

No campo das boas práticas já em andamento nas unidades da Fase, o I Concurso Literário de Escritas Natalinas, realizado pelo Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria (Case), o Acompanhamento Individual de Leitura, desenvolvido na Comunidade Socioeducativa (CSE) em Porto Alegre, bem como o projeto ‘Leitura Compartilhada’, do Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS) na Capital, foram expostos pelos servidores responsáveis.

“Foi uma excelente oportunidade para acompanharmos trabalhos de sucesso, um resumo do que de melhor é desenvolvido em todas as unidades do Estado. São ações realizadas com estudo, carinho e sensibilidade”, destacou a coordenadora pedagógica, Clarissa Quadros.

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Ascom SSPS

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