Festival de Inverno é marcado por ações culturais na unidade feminina da Fase
Projeto é realizado anualmente durante recesso escolar
Publicação:

Uma série de atividades de caráter educacional, recreativo e cultural marcou o Festival de Inverno promovido pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), em Porto Alegre. Destinada às adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação e de semiliberdade, a iniciativa ocorre durante o recesso escolar, e teve mais uma edição concluída na última sexta-feira (2/8).
“O Festival é um evento que realizamos no recesso escolar no inverno e no verão (com o nome de Programação de Verão). São apresentações e atividades ministradas pelos parceiros e parceiras do Casef, todos voluntários, a quem agradecemos muito”, contextualiza o profissional de Educação Física, Júlio Mendes. “Oferecer esporte, lazer e cultura é uma tradição da unidade feminina”, completou o profissional que atua há dez anos no Casef.
Um dos destaques do projeto este ano foi a arteterapia, ação que utiliza as artes plásticas como meio para recuperar ou melhorar a saúde mental, além de promover o bem-estar emocional e social das participantes.
“Adoramos todas as atividades. Na arteterapia movimentamos as mãos, utilizamos massinhas, argilas e desenhos”, elogiou uma adolescente atendida pelo Casef desde junho do ano passado. Aos 18 anos e estudante do 2º ano do Ensino Médio, ela define os festivais de inverno e verão como ótimas alternativas no período das férias escolares.
Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Ascom SSPS