Formações para servidores qualificam atendimento socioeducativo da Fase em 2024
Ao longo do ano, a instituição promoveu mais de 20 cursos a fim de potencializar os recursos humanos nas oito regionais
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A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu, ao longo de 2024, uma série de formações destinadas a qualificar o trabalho desenvolvido pelos servidores nas oito regionais do Estado. Ao todo, foram mais de 20 cursos, oferecidos nas modalidades presencial e virtual, que buscaram melhorar a capacidade técnica do fazer socioeducativo e reforçar a identidade profissional do quadro de trabalhadores.
As atividades abordaram temas como Direitos Humanos, Segurança Socioeducativa, Revisão de Normativas e Procedimentos, Plano Individual de Atendimento, bem como o Papel Pedagógico do Socioeducador, Prevenção ao assédio e a discriminações, entre outros. Todas foram lideradas pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC) da Fase, por meio da Coordenação de Formação Permanente (CFP) e do Núcleo de Treinamento, Estágio e Voluntários (NTEV).
Parte do Programa de Formação de 2024, as iniciativas foram desenvolvidas a partir de uma consulta realizada junto aos servidores da Fase entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. “Os colegas nos relataram quais eram as principais necessidades de treinamento para que pudéssemos traçar um plano de atividades”, conta a coordenadora de Formação Permanente (CFP), Jamille Serres.
Com investimento de cerca de R$ 50 mil, as formações foram consolidadas por meio da contratação de empresas de ensino e consultoria para treinamento in company, a compra de vagas em formações disponíveis no mercado, além da realização de parcerias. Entre as instituições apoiadoras do projeto em 2024, destacam-se as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de São Paulo, de Brasília, e da Bahia.
A diretora da DQPC, Lisiane Cerentini, salienta a importância da concretização do trabalho frente às dificuldades enfrentadas ao longo do ano. “Apesar das enchentes, que dificultaram parte do planejamento, conseguimos ofertar diversas formações pautadas em temas pertinentes à socioeducação”.
As qualificações são uma resposta aos desafios estabelecidos pelos principais referenciais de atuação da instituição, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Programa de Execução de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade do Rio Grande do Sul (PEMSEIS) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
"A Fase incansavelmente busca articular com os gestores a sensibilização das equipes para garantir a maior participação possível dos servidores nos treinamentos oferecidos”, destacou Cíntia Ximenes, chefe do Núcleo de Treinamento, Estágios e Voluntários (NTEV) da Fase. A profissional lembra, ainda, que as atividades têm como objetivo alinhar os conteúdos envolvidos nas formações com as ações realizadas no dia a dia, promovendo a reflexão e a relação entre a teoria e a prática profissional.
Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase