Jovens da Fase participam de ações culturais em evento do Conselho Nacional de Justiça
Terceira edição do Caminhos Literários conta com apresentações em três unidades socioeducativas do RS
Publicação:

A 3ª edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura” foi iniciada na quinta-feira (11/7), com a participação de três unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em evento online. Realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa visa fomentar a elaboração, o desenvolvimento e a qualificação de ações e projetos que promovam a leitura e a cultura como pilares do sistema socioeducativo em todo o país.
Nos dias 11, 12, 16 e 17 de julho, mais de 50 centros socioeducativos realizarão uma série de atividades culturais com adolescentes e jovens adultos que cumprem medida nas 27 unidades federativas do Brasil. No Rio Grande do Sul, as ações ocorrerão nos Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) de Caxias do Sul e Uruguaiana e no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), em Porto Alegre. Os socioeducandos das três unidades acompanharam a abertura do evento.
A iniciativa foi construída com o apoio do programa Fazendo Justiça, que é realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Houve também o trabalho conjunto com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e com o Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade da Fase (Nelce).
A abertura contou com a participação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; da Cultura, Margareth Menezes; dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; e da Igualdade Racial, Anielle Franco; e de autores premiados nacionalmente, como o escritor Jeferson Tenório, vencedor do prêmio Jabuti de 2021, com o livro “O Avesso da Pele”. O evento é realizado em parceria com as editoras Mostarda e Companhia das Letras.
Na ocasião, foi lançada a Diretriz Nacional de Fomento à Cultura na Socioeducação, construída a partir dos resultados obtidos no Censo Nacional de Práticas de Leitura no Socioeducativo e na 1ª Conferência Livre de Cultura no Socioeducativo. Também houve o lançamento de sete documentos internacionais sobre os direitos das crianças e o sistema juvenil traduzidos para o português.
Programação no Rio Grande do Sul
As três primeiras atividades acontecerão nesta sexta-feira (12/7). O Casef receberá o show de Edmilson Carvalho. Com o tema “Abracadabra: show de ilusionismo e truques com o mágico Eddy”, a atividade tem como organizadores a pedagoga Sheila Machado e o analista Júlio Mendes, profissional de educação física.
Na unidade da Fase em Uruguaiana, ocorrerá a apresentação de um show de talentos, em que os socioeducandos colocarão em prática ações culturais promovidas regularmente pela unidade, como dança, teatro, escrita, leitura e declamação de poesias. O projeto é liderado pela pedagoga Vanessa Porto e pela agente socioeducativa Liziane Tomazelli.
A apresentação do documentário “Meu Norte é a Norte” será realizada no Case de Caxias do Sul. Produzido por moradores da zona norte da cidade, o filme será utilizado como tema de uma roda de conversa entre os socioeducandos sobre o papel da cultura na ressocialização. A iniciativa tem a supervisão da pedagoga Tanisa Benati, da psicóloga Caroline Navarini e da agente socioeducativa Ana Cristina Ullmann.
Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Ascom SSPS