Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Judiciário, MP e Defensoria vistoriam oficinas de costura da Penitenciária de Santa Maria

Região da 2ª DPR tem cerca da 30 apenados trabalhando na produção de máscaras

Publicação:

Imagem dos magistrados durante a vista
Representantes do Sistema de Justiça fazem inspeção na oficina - Foto: Seapen/Susepe divulgação

O juiz titular da Vara de Execuções Criminais Regional de Santa Maria, Leandro Sassi, o promotor de justiça Cesar Carlan e o defensor público, Cássio Bitencourt conheceram as novas instalações da oficina de costura da Penitenciária Estadual de Santa Maria, no último dia 7. Na ocasião, os representantes do sistema de Justiça foram acompanhados do delegado penitenciário da 2ª Região, Anderson Prochnow. As atividades na oficina iniciaram há duas semanas. As máquinas de costura são oriundas de um projeto em parceria com a Seapen e a Susepe. Já a matéria-prima para a fabricação das máscaras foi disponibilizada pelo gabinete administrativo da Susepe.

Imagem dos presos trabalhando
Oficinas rendem trabalho a pelo menos 30 apenados - Foto: Seapen/Susepe divulgação

Esta é a quarta oficina de produção das proteções faciais instalada nos estabelecimentos prisionais da 2ª DPR. Juntas, oportunizam trabalho para 30 apenados. “Por meio do trabalho de vocês, a sociedade em geral, os servidores e seus familiares estão sendo protegidos neste momento difícil de pandemia”, disse Prochnow aos apenados. Ele informou, ainda, que o espaço onde funciona a oficina de costura foi reformado totalmente com mão de obra prisional dos apenados da PESM. 

A coordenadora técnica regional, Adriana Rosa, enfatizou, por sua vez, a importância do trabalho interno em todos os contextos e, em especial, durante a pandemia, por proporcionar às pessoas privadas de liberdade a participação na prevencão à Covid-19. O diretor da Penitenciária Estadual de santa Maria (PESM), Fabio Rosso, falou, igualmente, sobre a importância dos projetos de inclusão social por meio do trabalho prisional e agradeceu a visita técnica das autoridades da Justiça.

Acompanharam, também, a visita o delegado adjunto da 2ª DPR, Sergio Dalcol, o chefe de segurança, Neinalvo Zanatta, o chefe da manutenção da PESM, Fernando Girelli, a responsável pela Oficina, a técnica superior penitenciária (TSP), Graziela Sacol, e a TSP Luciana Dimpério (responsável pelo treinamento junto aos apenados), além de outros servidores.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo