Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Penitenciária Estadual de Charqueadas realiza ação para público LGBT

Publicação:

A atividade é parte do projeto que busca o acesso às políticas públicas que visam atender à população LGBT
A atividade é parte do projeto que busca o acesso às políticas públicas que visam atender à população LGBT - Foto: Susepe/Divulgação
Por Gisele Reginato

Na tarde desta quarta-feira (7), ocorreu ação direcionada ao público LGBT da Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC), chamada de “dia da beleza”. As apenadas ganharam esmaltes, shampoos, tintura para cabelo e colares, para que pudessem utilizar. A atividade é parte do projeto que busca o acesso às políticas públicas que visam atender à população LGBT.

A ação foi idealizada pela equipe técnica da casa prisional, a psicóloga Luciana Mazzini e a assistente social Clarice Ely, e contou com o apoio do diretor da PEC, José Carlos Bratkowski, do chefe de segurança, Gilberto Junior Rodrigues, e da coordenadora técnica da 9ª Região Penitenciária, Lisiane Jeremias. Os produtos foram doados pela comunidade do Município.

“É apenas o início de uma série de ações que contemplará a população LGBT. Estamos retomando um trabalho que já foi realizado no ano de 2018, aproximando esse público das novas realidades, agregando mais qualidade de vida com novas políticas públicas específicas para essa população”, destacou o diretor.

Os produtos entregues às apenadas foram doados pela comunidade
Os produtos entregues às apenadas foram doados pela comunidade - Foto: Susepe/Divulgação

Na oportunidade as participantes escreveram uma avaliação da ação. Uma das apenadas fez um agradecimento e destacou: “A atividade foi incrível, pois nos proporciona um momento de lazer e concentração, saindo um pouco da rotina do sistema carcerário”. Em outra avaliação, a apenada ressaltou a importância para a autoestima. “Adorei essa atividade, pois levantou nossa autoestima, fez a gente se sentir melhor um pouco. Sou muito bem respeitada na PEC”, disse.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo