Práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia são oferecidas em escolas vinculadas à Fase no Estado
Iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) recebeu, em 11 de novembro, prêmio de ‘Case de Sucesso’
Publicação:
O prêmio ‘Case de Sucesso’, promovido pela T4CIO Network Technology Ltda, destacou um projeto da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) desenvolvido em sete das escolas vinculadas à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).
Com objetivo de dar visibilidade ao trabalho e estimular o compartilhamento de experiências entre profissionais de TI de todo o Brasil, a Seduc recebeu no dia 11 de novembro, em Florianópolis, a distinção na categoria Publicação Mais Votada pela Comunidade de TI, com o projeto “Seduc-RS proporciona acesso seguro à internet e amplia ensino a jovens em situação de medida socioeducativa”.
A iniciativa possibilita o uso de chromebooks por socioeducandos da Fase e permite a realização de práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia em um ambiente seguro e controlável. Antes do projeto, as escolas anexas à Fase não utilizavam nenhuma ferramenta de contato com o ambiente externo por questões de segurança.
“O principal desafio foi utilizar os recursos sem causar riscos à segurança do sistema das instituições de ensino e conseguimos fazer isto com êxito. Agora, a ideia é implementarmos o projeto para todos os alunos da Fase e trabalharmos para que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem”, disse o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Seduc, Vinicius Castro.
Em parceria com a Seduc, cada centro socioeducativo da Fase é atendido por uma escola estadual exclusiva. No Centro de Atendimento Socioeducativo Regional (Case) de Pelotas, o uso dos equipamentos ocorre desde julho.
“Trata-se de um instrumento de aprendizagem que realmente faz a diferença. Tínhamos uma inquietude para poder utilizá-los e, juntamente com a Seduc e a 5ª Coordenadora Regional de Educação (CRE), conseguimos viabilizar o uso dos equipamentos somente com links oportunos e permitidos pela socioeducação”, comemorou Regina Proença, coordenadora pedagógica da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Zattera.
Para o próximo ano, o objetivo é que novos projetos entrem na grade curricular da escola a partir da tela dos computadores. “É uma tecnologia que tem sido utilizada em todas as áreas de conhecimento e contemplando alunos dos ensinos médio, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, completa a diretora Elisabeth Miller.
Conforme a educadora, a produção de vídeos e textos, bem como a realização de atividades que promovam o hábito pela leitura, está no planejamento pedagógico.
Texto: Saul Teixeira/ Ascom Fase
Edição: Ascom SSPS