Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Premiado pelo CNJ, projeto cultural contempla unidades da Fase em Caxias do Sul

Publicação:

A oficina de discotecagem é umas das atividades oferecidas
A oficina de discotecagem é umas das atividades oferecidas - Foto: Divulgação

O Centro de Atendimento Socioeducativo de Caxias do Sul (Case) está recebendo, nesta semana, a segunda edição do projeto ‘(R).(A).(P). na Socioeducação – RAP, Adolescentes e Pajada. A iniciativa é marcada pela realização de palestras, oficinas, criação de rimas e gravação de músicas.

Destinadas aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa, os trabalhos são coordenados pelo rapper e ativista social Chiquinho Divilas, com participação do DJ e socioeducador DJ Hood e do acordeonista Rafael De Boni.

Realizada desde a segunda-feira, a ação busca oportunizar o acesso à cultura e aposta na arte como ferramenta para a ressocialização. “O projeto será concluído na sexta-feira (23), quando os adolescentes apresentarão o resultado das das produções artísticas construídas durante as oficinas”, adiantou o Assistente de Direção da unidade, Márcio Stecanella.

Em breve, a segunda edição do projeto também contemplará jovens atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade de Caxias do Sul (CAS).

Oficinas

A edição atual conta com apresentação do grupo musical ‘RAPajador’ e com palestras focadas na importância do diálogo para a construção da cultura da paz nos espaços socioeducativos. O projeto também aborda a história de referências da cultura hip-hop, com destaque para os artistas que tiveram conflito com a lei, mas conseguiram reescrever suas histórias.

A oficina de discotecagem é outro ponto da iniciativa, onde o  objetivo é instrumentalizar os alunos para a produção de uma música autoral, a partir da apropriação das técnicas e processos de uma composição do rap e da pajada (poesia improvisada), incluindo as funções do DJ.

O projeto conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon e Fundação Marcopolo.

Projeto idealizado em Caxias do Sul é reconhecido nacionalmente
Projeto idealizado em Caxias do Sul é reconhecido nacionalmente - Foto: Breno Zen/RAPajador

Premiação

O projeto RAPajador recebeu, em março de 2023, a menção honrosa na Categoria Demandas Complexas ou Coletivas, do prêmio Conciliar é Legal, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A premiação identifica, dissemina e estimula a realização de ações de modernização no âmbito do Poder Judiciário que estejam contribuindo para a aproximação das partes, a efetiva pacificação e, consequentemente, o aprimoramento da Justiça.

A proposta da inscrição para o prêmio foi do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Caxias do Sul.

Texto: Saul Teixeira
Edição: Ascom SSPS

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo