Prevenção e enfrentamento ao assédio pautam formação destinada aos servidores da Fase

Com programação durante todo o mês de outubro, proposta teve continuidade nesta segunda-feira (14/10)

- - Foto: Morgana Grazziotin/Ascom Fase

Teoria e prática para a prevenção e o enfrentamento à discriminação e ao assédio sexual e moral no ambiente de trabalho. Esse é o tema da formação destinada aos gestores e servidores de todas as regionais da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Desenvolvida ao longo de todo o mês de outubro, a capacitação teve continuidade nesta segunda-feira (14/10), com a palestra da advogada Joana Zylbersztajn.

Realizada de maneira virtual, o objetivo é fornecer repertório adequado e instrumentos para a compreensão e o enfrentamento ao assédio e à discriminação. As ações também permitem espaços de fala para o alinhamento de expectativas e o compartilhamento de receios e experiências entre os participantes.

“Um ambiente saudável de trabalho é mais do que um direito dos servidores, é um fator decisivo e determinante também para a obtenção dos resultados que queremos para a socioeducação”, destacou o presidente da Fase, José Stédile. “Reafirmamos o nosso empenho e o nosso compromisso no enfrentamento e no combate ao assédio e à discriminação”, reforçou.

A iniciativa é promovida pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), por meio da Coordenação de Formação Permanente (CFP) e o Núcleo de Treinamentos, Estágios e Voluntários (NTEV).

A formação teve início no dia 3 de outubro e será formalmente concluída no dia 31.

Saiba mais

Atualmente, a Fase possui estruturas que dialogam com o propósito da formação, como a Corregedoria da Fase, criada em 2010, a Ouvidoria da Fundação, a Assessoria de Controle Interno, bem como o próprio Grupo de Trabalho instituído para a prevenção e o combate ao assédio e outras violências no âmbito da Fundação.

O GT está trabalhando na montagem dos referenciais legais, normativos e conceituais. Também é responsabilidade do colegiado promover e indicar os fluxos e canais de acolhimento de denúncias, além de acompanhar as situações. “São assuntos e pautas encaradas em muitas instituições como um tabu, mas não é o caso da Fase. A gestão reforça o ‘olhar atento’ e o compromisso com a temática de combate ao assédio, além de incentivar todas as iniciativas nesse sentido”, salientou o chefe de gabinete, Luiz Gustavo Martins, integrante do GT.

A pauta de combate e prevenção ao assédio também está vinculada ao Planejamento Estratégico da Fundação na gestão 2023-2026, visando a qualificação dos recursos humanos em todas as regionais da Fase no Estado.

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase