Projeto Desenvolvimento Humano com Práticas Integrativas e Desenvolvimento Pessoal da Fase realiza quarto encontro
Atividade contou com palestrantes que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS)
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Com o objetivo de promover o cuidado com a saúde e o bem-estar dos servidores, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) realizou a quarta edição do projeto Desenvolvimento Humano com Práticas Integrativas e Desenvolvimento Pessoal. O evento foi realizado na quarta (22) e quinta-feira (23/6), pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), por meio do Núcleo de Provimento e Relações do Trabalho da Fase (NPRT) e da Coordenação de Saúde e Relações do Trabalho.
As atividades foram ministradas nas modalidades presencial e online, e contaram com profissionais da área da saúde que trataram sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no Sistema Único da Saúde (SUS). Acupuntura, meditação, harmonização e massoterapia foram algumas temáticas apresentadas aos servidores da Fundação.
As PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Os palestrantes convidados trouxeram sua expertise no mercado de trabalho, buscando contribuir com os servidores na busca da qualidade de vida.
“As práticas integrativas complementares, em conjunto com a medicina tradicional, oferecem benefícios ao indivíduo. É fundamental a mobilização dos servidores para o cuidado pessoal e para outras formas de pensar sobre a vida. O fazer da socioeducação demanda equilíbrio e saúde emocional”, destacou a chefe do NPRT, Kelly de Souza.
Saiba mais
Conforme o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares estão presentes em quase 54% dos municípios brasileiros, distribuídos pelos 27 estados e Distrito Federal e em todas as capitais brasileiras.
Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.
Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição Ascom SSPS