Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Representantes da SJSPS e da Susepe realizam visita ao Centro Integrado de Inteligência e Sistemas de Monitoramento Eletrônico

Publicação:

capa
A visita técnica ocorreu na última quinta-feira (26)

Na tarde da última quinta-feira (26), representantes da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizaram uma visita técnica ao prédio onde será instalado o Centro Integrado de Inteligência e Sistemas de Monitoramento Eletrônico (CIISME). Membros da empresa Pillatel, contratada para fornecimento do serviço de rede lógica, avaliaram a estrutura do prédio e apontaram providências necessárias.

Por meio da integração e da inovação, o projeto da SJSPS irá reunir serviços e qualificar a estrutura das vinculadas. Além disso, o alinhamento programático da iniciativa está de acordo com o eixo 4 do programa RS SEGURO, que tem como objetivo promover a qualificação operacional e a gestão do sistema prisional.

O edifício em processo de revitalização estava abandonado há anos e era motivo de transtornos à comunidade local. Moradores da região relataram que o local servia como abrigo para usuários de drogas e de esconderijo para indivíduos que cometiam roubos e furtos na região. 

WhatsApp Image 2022 05 27 at 13 48 57
O prédio estava abandonado há anos
Tal cenário de descaso e abandono resultou em uma ampla aceitação por parte da comunidade local ao projeto proposto, devido à expectativa de revitalização da área e da consequente melhora da sensação de segurança.

WhatsApp Image 2022 05 27 at 13 58 20
Com a revitalização da área, há a consequente melhora da sensação de segurança
Outro aspecto positivo do projeto é a utilização de mão de obra prisional, que, além do fomento ao trabalho prisional –  que resulta em remição de pena, qualificação profissional e aumento das chances de inserção no mercado de trabalho – traz à comunidade local uma nova percepção acerca da população privada de liberdade.

WhatsApp Image 2022 05 27 at 14 02 36
Para as etapas não alcançadas pela mão de obra prisional, seja pela complexidade técnica, seja pelos aspectos relacionados à responsabilidade técnica, será contratada uma empresa especializada para finalizar a reforma.

No prédio, atuarão equipes do Departamento de Monitoramento Eletrônico (DME) da Susepe, do Departamento de Inteligência da Susepe e SJSPS, além da equipe de inteligência da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE).

O CIISME irá ajudar a promover a integração entre a inteligência e o monitoramento eletrônico, fortalecer a política estadual de segurança pública, desarticular as organizações criminosas, promover o desenvolvimento de técnicas de aprimoramento no enfrentamento ao crime e otimizar ferramentas de inteligência e monitoramento.

Participaram da visita o assessor da SJSPS e coordenador do projeto, Cesar Kurtz, o chefe da Divisão de Tecnologia e Informação (DTI) da Susepe, Marco Antonio, e representantes da empresa Pillatel, além da equipe de trabalho prisional do Instituto Penal de Montenegro, que vem conduzindo a reforma.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo