Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Servidores participam de ciclo de capacitação sobre gestão de dados do sistema prisional

Iniciativa é coordenada pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo

Publicação:

A formação foi ministrada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari - Foto: Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS

Ocorreu, na última sexta-feira (17), o primeiro encontro do Ciclo de Capacitação do Observatório do Sistema Prisional, promovido pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. A iniciativa, que contou com transmissão ao vivo para equipes do interior, visa qualificar servidores que trabalham com dados do sistema prisional.

Durante a abertura do evento, o titular da SSPS, Luiz Henrique Viana, destacou que as novas ferramentas tecnológicas de tratamento e apresentação de dados disponibilizadas por meio do Observatório do Sistema Prisional possibilitam uma expansão na compreensão do contexto prisional gaúcho. “Conhecendo as informações relativas a essa população com maior profundidade, é possível traçar os perfis e estruturar de forma mais efetiva programas e projetos”, salientou. O secretário adjunto da SSPS, César Kurtz, também participou do evento.

O Observatório é coordenado pela Assessoria Técnica da SSPS e tem como propósito a qualificação da geração de dados e a publicação de informações e conhecimentos relevantes e fidedignos acerca do sistema penal do Estado. Através de um ciclo de seis encontros mensais, com carga horária total de 18 horas-aula, o Observatório, em parceria com a Escola do Serviço Penitenciário (ESP), busca capacitar equipes da SSPS e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para o uso de sistemas de Business Intelligence (BI), através de dados do sistema prisional.

JUR06681
O diretor da ESP, Márcio Marks, que representou o superintendente da Susepe, Mateus Schwartz, afirmou que o ciclo de formação aproxima os servidores da instituição a partir da modalidade de ensino à distância. “Essa qualificação vai ao encontro de tudo que a escola se propõe a fazer. A modalidade online conta com um número significativo de colegas participando”, completou. 

Neste primeiro encontro, o tema central foi a produção do Mapa Prisional, que conta com dados de todas as unidades prisionais do RS e é atualizado diariamente por servidores da Susepe. O Mapa é um quadro informativo que contém a capacidade de engenharia, o teto populacional, o número de vagas e a quantidade de pessoas privadas de liberdade por estabelecimentos.

A servidora da Asstec da SSPS e setorial da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Lauren Xerxenevsky, moderou o debate e abordou a dinâmica de trabalho. “Em 2022, fizemos uma capacitação online com 166 servidores, em parceria com a ESP, e uma capacitação presencial com servidores da Inteligência da Susepe e SSPS. Após este trabalho, os servidores passaram a produzir painéis e relatórios, e este é o objetivo deste ciclo de capacitação, isto é, a disseminação e multiplicação desse conhecimento”, disse. 

O evento contou também com a participação de Tehani Tubino Dávila, que integra o quadro do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), é analista de dados e especialista na ferramenta IBM Cognos Analytics e no Infopen-RS. Tehani apresentou as equipes que atendem as demandas da Susepe, a partir do gerenciamento dos dados de BI e do sistema Infopen-RS. 

O palestrante foi William Souza Cançado, da Asstec da SSPS, explicou o processo de automatização do Mapa Prisional na ferramenta de BI da IBM Cognos Analytics. O Mapa foi construído e automatizado pelo Cognos, que é utilizado para  o tratamento de dados do Infopen-RS, o sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário. Também foi apresentado o aplicativo para celular, em que é possível visualizar dashboards (painéis), que facilita o acesso a dados e indicadores pelos gestores.

JUR06694

O diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe e gestor do Infopen-RS, Anderson Prochnow, apresentou as mudanças na produção do Mapa Prisional. “Hoje, nós temos mais de cinco mil policiais penais que possuem acesso e utilizam o Infopen-RS. Antes, o processo envolvia no mínimo um servidor por estabelecimento prisional, responsável por compilar esses dados de forma manual, o que era suscetível a erro. Agora a utilização é automatizada de dados. O sucesso do Mapa é fruto do trabalho que já foi estruturado por muitos anos de trabalho manual pelos servidores, e o objetivo é melhorá-lo ainda mais, com foco para qualificação do dado na fonte”, destacou. 

No final do encontro, os participantes puderam debater sobre o assunto e fazer perguntas aos palestrantes. Os próximos encontros serão divulgados previamente e seguirão o mesmo formato, sendo realizado de forma presencial para servidores do órgão central da Susepe e da 1ª e da 10ª Regiões Penitenciárias e de modo virtual para as demais regiões.



Texto: Vitória Garcia/Ascom SSPS

Edição: Ascom SSPS

 

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo