Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Socioeducandos de Uruguaiana recebem curso profissionalizante e conquistam primeiro emprego

A formação contemplou jovens atendidos pelas unidades de internação e semiliberdade na fronteira oeste

Publicação:

12131351 27535 GD
Após o curso, dois jovens conquistaram o primeiro emprego - Foto: Divulgação Fase

Preparar os socioeducandos para o mercado de trabalho é uma das principais diretrizes de atuação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Em Uruguaiana, por exemplo, os jovens atendidos pelas unidades de internação e de semiliberdade foram contemplados com o curso de Frentista Abastecedor, realizado no final de março, e os benefícios da formação já podem ser observados, uma vez que dois adolescentes já conquistaram o primeiro emprego. 

O curso de treinamento foi contratado pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Regional de Uruguaiana, com supervisão do Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo da Fase (NPTE). A formação, com carga horária de 24 horas, também habilitou os socioeducandos na área de Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. 

“A contratação do curso partiu do desejo de um dos adolescentes. No decorrer dos meses, outros jovens também manifestaram interesse pela área de atuação”, destacou a pedagoga Vanessa Porto, que atua nas unidades de internação e de semiliberdade da Fase. Quatro jovens do Case e um do Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS) participaram das aulas, garantindo um certificado expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Estou muito feliz. É o começo de uma nova vida, de uma nova rotina. É uma grande oportunidade para conquistar minhas coisas e ser um novo homem. Pretendo aprender muito e fazer novos cursos. Minha ideia é seguir na mesma área”, comemorou um dos jovens, de 19 anos. Atendido pela Fase desde 2022, ele progrediu para a semiliberdade em fevereiro deste ano. A previsão é que inicie a rotina profissional na segunda quinzena deste mês. 

12131346 27510 GDO
A formação comportou aulas teóricas e práticas, sendo realizadas na sede da empresa que ministrou o curso e em um posto de gasolina, respectivamente. “Até o gerente do posto ficou surpreso com o engajamento dos adolescentes. Eles não pararam nenhum momento: limpando, abastecendo, calibrando pneus. Poucas vezes tivemos uma turma tão dedicada quanto essa”, destacou o proprietário da empresa, Osvaldo Rodrigues Júnior. 

Unidade de internação 

O diretor do Case de Uruguaiana, Sérgio Garcia, destacou que a socioeducação busca justamente otimizar o tempo do adolescente na unidade. Realizamos diversas atividades de escolaridade, espiritualidade e profissionalização”, pontuou. 

O curso contou, também, com a presença de um jovem que cumpre medida de Internação Sem Possibilidade de Atividade Externa (Ispae). Ele participou das aulas com a autorização do Juizado da Infância e da Juventude. 

Conforme a Coordenação Pedagógica da Fase, outras unidades do Estado também estão efetuando a contratação de cursos destinados aos jovens que cumprem medida de Internação com Possibilidade de Internação Externa (Icpae). Entre os exemplos recentes estão o Case Caxias do Sul e o Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), em Porto Alegre. 

 

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase

Edição: Ascom SSPS

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo