Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Susepe participa da Operação Senhores do Altomonte

Publicação:

WhatsApp Image 2023 12 01 at 14 15 58
O DME participou da operação por meio dos Institutos Penais de Monitoramento Eletrônico da 1ª e da 10ª Regiões - Foto: Divulgação Susepe

Agentes penitenciários do Departamento de Monitoração Eletrônica (DME) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) participaram da Operação Senhores do Altomonte, organizada pela Polícia Civil, na última quinta-feira (30), para o cumprimento de mandados de prisão, além de busca e apreensão em estabelecimentos prisionais. 

A operação neutralizou traficantes que pretendiam criar uma nova organização criminosa no Estado, com o objetivo de aumentar o lucro oriundo do tráfico de drogas e desviar o foco das autoridades das lideranças já identificadas. Até o momento, mais de 60 prisões foram efetuadas em diversos municípios, como Porto Alegre, Canoas, Charqueadas, Caxias do Sul e Novo Hamburgo. 

O DME participou da operação por meio dos Institutos Penais de Monitoramento Eletrônico da 1ª e da 10ª Regiões. Os alvos eram sete monitorados que estavam sendo investigados e que tinham mandado de prisão expedido contra eles. Também participaram agentes da Divisão de Inteligência Penitenciária (Dipen) e da Inteligência Local (Alipen). 

Segundo a diretora adjunta do DME, Ana Strahsburg, o papel da Susepe nessa operação foi de suma importância, assim como a integração das forças que atuaram na intervenção. “Junto às demais forças de segurança, conseguimos atuar de forma consistente e assertiva, para evitar que os alvos se evadissem do local. Essa ação reforça que as instituições estão em sintonia e com um objetivo em comum, que é o de evitar que o crime organizado prospere”, salientou. 

A operação é resultado de mais de um ano de investigação contra o crime organizado, que disputava territórios e promovia o tráfico de entorpecentes, aumentando, assim, os índices de homicídios onde atuava. Ao todo, 86 mandados de prisão e 107 ordens judiciais foram cumpridos no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul. 

Texto: Ascom Susepe

Edição: Ascom SSPS

 

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo