Susepe realiza revista geral na Penitenciária Estadual de Santa Maria
Publicação:

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizou, entre o começo da manhã e o início da tarde desta terça-feira (30), uma revista geral na Penitenciária Estadual de Santa Maria. Todas as celas das quatro galerias da estrutura, dividida em dois módulos, foram vistoriadas em busca de ilícitos. Dois apenados, identificados como lideranças de organizações criminosas, foram transferidos para outras casas prisionais.
A ação teve como um dos objetivos coibir, preventivamente, práticas ilícitas em localidades apontadas pelo programa RS Seguro, do Governo do Estado, com altos índices de criminalidade. Somente nos quatro primeiros meses do ano, de janeiro a abril, a Susepe realizou 141 operações nos estabelecimentos prisionais do Estado, um aumento de 182% em relação ao mesmo período do ano passado.
“A realização de mais uma operação bem-sucedida está alinhada às ações planejadas no âmbito do programa RS Seguro, que, por meio da integração entre as forças de segurança, tem o objetivo de reduzir os principais índices de criminalidade no Estado. Também demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido pela Polícia Penal, que tem seus grupos táticos como referências no País”, aponta o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz.
Ao todo, a operação envolveu mais de 110 agentes, entre operacionais do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES), do Grupo de Intervenção e do canil da 2ª Região e da Inteligência da Susepe, além de servidores da região. O diretor-geral da instituição, Sergio Dalcol, acompanhou a revista na unidade prisional, que teve apoio, também, do Corpo de Bombeiros.
Texto: Rodrigo Borba/Ascom Susepe