Unidade de semiliberdade da Fase ganha novo endereço em Porto Alegre
Atividades de boas-vindas marcaram início do atendimento na nova instalação, no bairro Azenha
Publicação:
O Centro de Atendimento de Semiliberdade Masculina Orgânica de Porto Alegre está funcionando em novo endereço. As novas instalações foram conhecidas, nesta terça-feira (19), pelo presidente da Fase, José Stédile, e pelo secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Luiz Henrique Viana. A unidade está localizada no bairro Azenha.
“Educar é instruir, temos que estar constantemente instruindo para nos conhecer e conhecer aos outros. Por isso, aproveitem as oportunidades, todos nós passamos por momentos difíceis ao longo da vida e vamos superando. Que possam aproveitar esse espaço, as pessoas que aqui estão, pois temos a certeza que estão todos em busca um mundo melhor”, disse Viana.
A recepção teve como anfitriã a diretora Verônica Martins, que apresentou parte das ações realizadas no espaço que atende 20 socioeducandos.
Também estiveram presentes, a diretora do Departamento de Políticas Socioeducativas da SSPS, Gabriela Cruz, as defensoras públicas Fernanda Pretto Fogazzi Sanchotene e Paula Simões Dutra de Oliveira, e a promotora de Justiça Carla Carrion Frós, responsável pela 3ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, bem como socioeducandos e familiares.
“A nova unidade é um espaço adequado, garantindo conforto e bem-estar aos socioeducandos e aos servidores. O ambiente também é fundamental para o sucesso das medidas socioeducativas. O papel da Fase é acolher e garantir oportunidades aos adolescentes”, refletiu o presidente Stédile.
Durante a tarde, ocorreu ainda uma apresentação cultural conduzida pela pedagoga da unidade, Naiara Cíntia Gomes, e socioeducandos, que apresentaram uma música autoral onde retratam parte das rotinas no Centro.
Saiba mais
A semiliberdade é a medida socioeducativa que trata da privação parcial da liberdade, com períodos de permanência no Centro de Atendimento e períodos de atividades externas.
A Fase conta com dez unidades de semiliberdade em todo o Estado, sendo cinco administradas pela Fundação: Porto Alegre (duas), Santa Maria, Caxias do Sul e Uruguaiana.
As demais são geridas por meio de Parceria Público Privada, com sedes em Santo Ângelo, Pelotas, Passo Fundo, São Leopoldo e Santa Cruz do Sul.
Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Ascom SSPS