Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Escritor Otávio Júnior leva literatura e inspiração a socioeducandos da Fase

Publicação:

11183930 31426 GD
Natural do Rio de Janeiro, Otávio Júnior é escritor, ator, contador de histórias e produtor cultural - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

O escritor, ator, contador de histórias e produtor cultural Otávio Júnior foi o destaque do projeto “Feira vai à Fase 2024”, realizado nesta segunda-feira (11/11) pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Desenvolvida desde 2002, a proposta busca oportunizar o contato dos socioeducandos com a Feira do Livro de Porto Alegre e viabilizar espaços de bate-papo entre os adolescentes e autores.

O evento, organizado pela Diretoria Socioeducativa, por meio da Coordenação Pedagógica e do Núcleo de Esportes, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), foi transmitido para os jovens das oito regionais no Estado e é um dos destaques do calendário pedagógico da fundação.

O presidente da Fase, José Stédile, explica que a atividade tem o intuito de estimular o hábito pela leitura e pela escrita, como o concurso literário, que chegou à sétima edição neste ano. “A leitura garante conhecimento, novas experiências, estimula a criatividade e, principalmente, ajuda a transformar vidas para melhor”, disse, agradecendo ao autor pela presença.

Para se preparar para o bate-papo, as unidades receberam obras do autor e trabalharam com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

Otávio defendeu a cultura, a arte, a literatura e o esporte como instrumentos fundamentais para a ressocialização dos jovens que tiveram conflito com a lei e parabenizou a Fase pelos projetos que estimulam o desenvolvimento intelectual e humano dos socioeducandos.
“Um novo futuro pode ser criado a partir do contato com os livros. Espero que vocês possam experimentar: ler, escrever, criar. Estou saindo daqui transformado e impactado positivamente”, concluiu, colocando-se à disposição para futuros projetos.

Sobre o projeto

O “Feira vai à Fase” surgiu em 2002, quando a Câmara Rio-grandense do Livro passou a levar autores convidados do evento ao Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), em Porto Alegre, sendo ampliada posteriormente para as demais unidades.

Texto: Saul Teixeira - Ascom Fase

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo