Força de Cooperação do Depen participa de operação em Livramento
Ação, em conjunto com a Susepe, fez apreensões e realizou a remoção de 12 detentos
Publicação:

Na manhã desta quinta-feira (16), a Força de Cooperação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) do Rio Grande do Sul atuaram na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento para realizar tomada e contenção de galeria e transferência de 12 presos da unidade prisional. A ação de transferência dos presos foi necessária, após rebelião no último dia 29, em que os presos cometeram atos graves de indisciplina e foram contidos pela equipe de plantão local. A transferência também foi motivada por informação fornecida pela Agência de Inteligência Penitenciária do Estado, de que presos dessa penitenciária estariam arquitetando um plano de fuga.

A Força de Cooperação do Depen está no Rio Grande do Sul desde o dia 3 de março de 2020. Foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para exercer atividades de instrução, nivelamento de procedimentos e apoio aos agentes da Susepe, nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. A previsão de permanência da Força no Estado é de 60 dias (até 02 de maio), a qual contará com o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do RS. Esta é a sexta atuação da Força de Cooperação do Depen.
“A Força de Cooperação tem se revelado igualmente importante nos dois eixos de sua atuação no RS, na prevenção/orientação, de um lado, e no apoio operacional em ações de estabilização da segurança prisional, de outro. Esta ação integrada é mais um exemplo de missão bem cumprida”, avaliou o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli.
Ações da Força no RS
No final de semana passado, a Força de Cooperação do Depen apoiou a Defesa Civil e a Vigilância em Saúde em ações de combate à Covid- 19 e entrega de 50 cestas básicas, no município de Bagé. Também no final de semana, os polícias penais da Força de Cooperação fizeram uma visita aos presídios de Dom Pedrito e de Santana de Livramento. O objetivo foi fazer a segurança das unidades e participar da orientação de prevenção à Covid-19 para polícias penais locais.