Segunda turma de servidores aprovados em concurso inicia capacitação na Fase
Publicação:

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), vinculada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), iniciou, nesta segunda-feira (5/5), a formação da segunda turma de agentes socioeducadores aprovados no Concurso Público 001/2022. A proposta é integrar os 46 novos servidores à estrutura e ao funcionamento da instituição, além de capacitá-los para o atendimento junto aos adolescentes e jovens adultos nas oito regionais gaúchas.
Pelas próximas duas semanas, a programação será composta por atividades que incentivam a reflexão e o aprimoramento de competências técnicas, pedagógicas e administrativas. A capacitação segue as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que compõe a Política Nacional de Direitos Humanos (PNDH), e da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
Os servidores são as principais peças da engrenagem visando o sucesso das políticas públicas destinadas à socioeducação, avaliou o secretário-adjunto da SSPS, Cesar Kurtz. Em nome do titular da pasta, Jorge Pozzobom, ele deu boas-vindas aos novos profissionais. “A chegada dos novos colegas é fundamental para oxigenar o trabalho, além de garantir um ânimo novo para superarmos os desafios e construirmos uma Fase ainda mais forte”, avaliou.
O presidente José Stédile reforçou que os novos trabalhadores são recebidos como um reforço visando a qualificação das medidas socioeducativas em todo o Estado. “O nosso trabalho é criar condições para a recuperação dos jovens e, juntos, seguiremos semeando um futuro de esperança para os socioeducandos", disse, reforçando as diretrizes de atuação por meio de ações e projetos nas áreas da educação, saúde, esporte e formação profissional.
Com carga horária de 80 horas, a formação é promovida pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), por meio da Coordenação de Formação Permanente (CFP) e do Núcleo de Treinamento, Estágio e Voluntários (NTEV). Em fevereiro, o governo do Estado autorizou o chamamento de 108 agentes socioeducadores, o dobro do previsto no edital. A convocação, a acolhida e os treinamentos estão sendo realizados em três etapas.
“É com imensa alegria que a Fase recebe a segunda turma dos aprovados. A presença de vocês dará ainda mais corpo e incentivo ao trabalho desempenhado nas unidades de todo o Estado”, pontuou a diretora da DQPC, Lisiane Cerentini. Ela reforça que o treinamento será fundamental para que os novos servidores entendam o funcionamento da instituição e tenham dimensão da responsabilidade social da atuação socioeducativa.
Já Kelly Souza, diretora Socioeducativa, e Simei Pilotti, titular da diretoria Administrativa, apresentaram um resumo das estruturas funcionais aos novos colegas.
Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Paula Sória Quedi/Ascom SSPS