Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Modulada de Ijuí realiza aula inaugural de ensino superior para cinco apenados

Publicação:

Foram oferecidos os cursos de Gestão de micro e pequenas empresas, Gestão de qualidade e Logística
Foram oferecidos os cursos de Gestão de micro e pequenas empresas, Gestão de qualidade e Logística

Na última quinta-feira (03), a Penitenciária Modulada de Ijuí realizou uma aula inaugural de ensino superior para cinco apenados da unidade. O projeto faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), através da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e a Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí).

A iniciativa tem como objetivo garantir o aumento no número de pessoas privadas de liberdade dentro de instituições de ensino, incentivando cada vez mais o estudo e melhorando as condições para a ressocialização. Ao todo, foram oferecidos três cursos: Gestão de micro e pequenas empresas, Gestão de qualidade e Logística.

Na oportunidade, o secretário da SJSPS, Mauro Hauschild, destacou que a intensificação do processo de ressocialização e inclusão social das pessoas presas é uma das prioridades da pasta. “Além de garantir que a pessoa privada de liberdade cumpra sua pena, é fundamental que possamos, nos estabelecimentos prisionais, assegurar o tratamento penal adequado, que tem como base o trabalho, a saúde e a educação”, afirmou.

Da mesma forma, o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues, destacou que o trabalho realizado pela instituição tem como finalidade a privação de liberdade e a ressocialização, garantindo o duplo sentido que precisa ter. “Todos os apenados voltarão ao convívio social, e é de interesse da sociedade que voltem melhores”, frisou.

A parceria é mais uma de várias promovidas desde 2021, quando a SJSPS iniciou a aproximação do sistema prisional com universidades gaúchas. Naquele ano, foram assinados dois acordos de cooperação: um com a Univates e um com a Unisc, a fim de ofertar bolsas em cursos de graduação às pessoas presas.

Além disso, no ano passado, foi assinado, junto à Secretaria da Educação, o Plano Estadual de Educação às Pessoas Presas e Egressas do Sistema Prisional, que abrange o quadriênio 2021-24. O propósito é garantir a melhoria da oferta educacional nos estabelecimentos prisionais gaúchos e qualificar a política de educação para apenados e egressos.

Durante a aula inaugural, a delegada da 3ª Região Penitenciária, Maria Jagielski, também salientou a importância da parceria com a universidade, que proporciona aos apenados uma nova oportunidade de ensino. “Para as pessoas privadas de liberdade, a educação vem com papel transformador, que nos permite olhar o futuro com olhos de esperança", disse.

A diretora da unidade prisional, Darlen Bugs, enfatizou a necessidade de incentivar novos investimentos voltados à educação no contexto prisional. “É isso que garante a educação básica de qualidade e o ensino superior. São dispositivos importantes de reinserção social e estabelecimento da dignidade humana”, completou.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo