Oficina da Fase utiliza tecnologia 3D como ferramenta pedagógica em Uruguaiana

Iniciativa também serve como incentivo à profissionalização para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

17162942 29971 GDO
O projeto começou a ser desenvolvido em agosto e conta com a participação de quatro socioeducandos - Foto: Divulgação Fase

A unidade de semiliberdade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Uruguaiana, conta com uma nova ferramenta pedagógica a serviço da ressocialização. A aquisição de uma impressora com tecnologia 3D está ofertando novas experiências aos socioeducandos. Com aulas teóricas e práticas, a iniciativa permite aos quatro jovens participantes a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais.

O projeto “Recriar: transformando vidas com impressão 3D” apresenta os tipos de impressoras e seus materiais, além de detalhar conceitos básicos de funcionamento da máquina. Em andamento desde agosto, a oficina conta com aulas semanais e é desenvolvida em um espaço exclusivo para a realização dos trabalhos no Centro de Atendimento em Semiliberdade de Uruguaiana (CAS).

O objetivo é que a oficina também possa servir como ferramenta de profissionalização aos jovens, uma vez que a tecnologia é bastante comum em diversas áreas de atuação profissional, como prototipagem, indústria, medicina, arquitetura, construção civil, educação e marketplace (shopping online).

Um socioeducando de 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, agradece à Fundação pelas novas oportunidades e projeta o futuro profissional ligado à área tecnológica. “A tecnologia 3D é algo sensacional. Nunca imaginei que pudesse ter tanto interesse em algo que jamais pensei que existisse. A impressora nos permite um universo de possibilidades, até para um futuro serviço. É possível criar logotipos, luminárias, brinquedos e placa”, afirma.

O agente socioeducador e servidor responsável pela oficina, Rafael Araújo, ressaltou o caráter profissionalizante do projeto. “A impressora 3D não é apenas uma máquina, mas uma ponte para o futuro. Através da criação e prototipagem, os socioeducandos estão tendo a oportunidade de explorar sua criatividade, desenvolver habilidades técnicas e aprender a transformar ideias em realidade concreta”, destaca.

Araújo trabalha na unidade desde a sua inauguração, em 2021, e se diz apaixonado pela tecnologia, tendo atuado também na implantação da oficina de informática. O servidor, que é graduado em processos gerenciais, agradece à direção da unidade, por todo o apoio e incentivo às práticas pedagógicas. “A oficina não tem data para terminar. A ideia é que seja um processo continuado junto aos adolescentes”, completa.

Entenda como funciona

A tecnologia de impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva, cria objetos tridimensionais a partir de modelos digitais. O modelo é dividido em camadas finas por um software de fatiamento.

A impressora constrói o objeto, camada por camada, usando diferentes tecnologias, como FDM (extrusão de filamento plástico), SLA (cura de resina com laser) ou SLS (fusão de pó com laser).

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase

Edição: Ascom SSPS