Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Oficina de Tapetes e Tear é ministrada no Instituto Penal Feminino de Porto Alegre

Publicação:

-
- - Foto: Natacha Gomes Sesc/RS

Na manhã desta quarta-feira (19), aconteceu mais uma aula inaugural da oficina de Tapetes e Tear, programa realizado nas unidades prisionais do RS. Dessa vez foi o Instituto Penal Feminino de Porto Alegre (IPFPA) que recebeu as equipes do Sesc/RS, da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Susepe.

A atividade é ministrada pelo professor Idemar Mendonça
A atividade é ministrada pelo professor Idemar Mendonça - Foto: Sue Gotardo

A diretora da unidade, Kátia Mambrum Leite, participou da recepção e comentou sobre a importância dessas atividades para a reinserção social das apenadas. Da casa prisional, ao todo, serão 10 mulheres que participarão da atividade, ministrada pelo professor Idemar Mendonça.

Patrícia Picolotto, delegada da 10ª DPR, destacou a parceria com o Sesc/RS: “Com este curso, as apenadas vão confeccionar tapetes e outros materiais oriundos de resíduos têxteis, contribuindo ao mesmo tempo com a sustentabilidade. Ganham as meninas, que aprendem mais uma atividade de geração de renda e ganha o ambiente”.

-

A coordenadora do projeto e assistente social do Sesc/RS, Luciana Basile, explicou que “a parceria existe já há bastante tempo e ela nos traz muita satisfação em poder contribuir com essa população. Esta oficina faz parte do Programa Envolva-se, e a ideia é trazermos para as casas prisionais cursos para que as apenadas e os apenados aprendam técnicas de artesanato e, com isso, aprendam atividades que facilitem o seu processo de ressocialização”.

Já a coordenadora de assuntos especiais da SJSPS, Gabriela Lorenzet, comentou que a oficina “é uma ótima oportunidade de geração de renda para as apenadas, especialmente para o desenvolvimento profissional delas”.

Representando o secretário da pasta, Mauro Hauschild, a assessora institucional Carolina Ramires agradeceu a parceria com o SESC e destacou que “essas atividades oportunizam à população prisional uma profissão, e, com isso, mais chance de se reinserir na sociedade”.

A oficina de Tapetes e Tear, disponibilizada para a população prisional, desenvolve peças como bolsas e tapetes, utilizando e reciclando resíduos têxteis. Além do IPFPA, a Penitenciária de Charqueadas (PEC) e a Penitenciária de Canoas (Pecan) já iniciaram o curso. Na próxima segunda-feira, será a vez da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo