Penitenciária de Santa Maria recebe protetores faciais para combater coronavírus
As peças serão destinadas aos servidores penitenciários, linha de frente na prevenção à Covid-19
Publicação:

A Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) ganhou 70 protetores faciais do Projeto Hígia, uma ação de voluntários que utilizam impressão 3D para produzir o equipamento destinado a profissionais que atuam no combate à Covid-19. As peças serão entregues aos servidores penitenciários. A iniciativa resulta de uma parceria com universidades de Santa Maria e instituições públicas e privadas do país. Na mitologia grega, Hígia era a deusa da saúde, limpeza e sanidade, associada com prevenção de doenças e a continuação da boa saúde.
O administrador da Pesm, Fábio Rosso, e a equipe de segurança da unidade prisional cadastraram-se no projeto Hígia para receber os protetores e, assim, reforçar os cuidados com a saúde de servidores e apenados. Além disso, a ação traz economia para o Estado. Para Rosso, é importante o engajamento de todos em busca de parcerias com outras instituições, visando à proteção e à segurança de quem trabalha no sistema prisional.
O delegado da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Anderson Prochnow, destaca esta parceria inédita, concretizada inicialmente com a Pesm. “O processo para a seleção foi alinhado por meio da direção da penitenciária com as entidades envolvidas. O resultado é bem-vindo no combate à pandemia”, reiterou.