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Socioeducandos da Fase concluem ensino fundamental na Região Norte

Parceria com a Secretaria da Educação garante que cada unidade da Fundação seja atendida por uma escola estadual

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A atuação da Fase no ambiente escolar garante diretrizes pedagógicas ao propósito da reintegração social - Foto: Saul Teixeira/Arquivo Fase

Nove adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo concluíram o ensino fundamental recentemente. A cerimônia de conclusão ocorreu na última terça-feira (11), na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Paulo Freire, que atende aos socioeducandos da unidade. A atuação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) no ambiente escolar garante diretrizes pedagógicas ao propósito da reintegração social. 

Cada unidade da Fase é atendida por uma escola estadual administrada pela Secretaria da Educação (Seduc), e no Case Passo Fundo não é diferente. A instituição de ensino funciona anexa ao estabelecimento, promovendo atividades teóricas e práticas, com o propósito de estimular o senso crítico e as habilidades individuais dos jovens. 

A comunidade escolar destaca que a cooperação entre o Case, a escola e a sociedade contribui para que os jovens sejam protagonistas de suas próprias histórias. “É um momento muito importante para todos nós, que atuamos no sistema socioeducativo. A entrega dos certificados é o fechamento de um grande e importante ciclo. A formatura é uma grande conquista para os socioeducandos, destacou a analista pedagoga do Case, Karin Schappo.  

Os estudantes contemplados pela modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) produziram os próprios porta-retratos que foram entregues aos familiares. Entre outras ações desenvolvidas no último período, destacam-se as oficinas de produção textual e desenho livre e o projeto Rádio Força Jovem. 

A diretora da EEEM Paulo Freire, Ivonete Lemos, salientou que o trabalho busca garantir aos jovens uma metodologia de ensino inovadora e contemporânea. A educadora também ressaltou o papel da escola na trajetória de vida de cada socioeducando.  

“A escola é uma ferramenta para a construção de novos conhecimentos e habilidades. São potencialidades que eles desenvolvem no período escolar e que serão aprofundadas no convívio com a sociedade”, projetou.  

Também estavam presentes na formatura a coordenadora pedagógica da escola, Analice Poleto, representantes da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e da equipe técnica, bem como professores, socioeducadores e familiares dos formandos. 

 

  

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase. 

Edição: Ascom SSPS. 
 

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