Socioeducandos da Fase premiados em competição de empreendedorismo marcam presença em evento de ONG internacional
Publicação:

Na última terça-feira (28), dois socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) premiados no projeto JA Startup, que estimula o empreendedorismo entre os jovens, participaram do evento de final de ano da ONG Junior Achievement Rio Grande do Sul. A atividade foi realizada no Clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, e contou com a presença de empresários, integrantes da rede de voluntários, de escolas parceiras e alunos.
Os jovens, atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Novo Hamburgo, foram convidados à cerimônia após conquistarem o segundo lugar na competição, que teve como objetivo a criação de empresas que apresentassem soluções inovadoras para a sociedade. A disputa ocorreu entre os dias 28 de setembro e 14 de novembro e reuniu cerca de 800 participantes de 73 instituições de ensino do Estado.
“Os adolescentes ficaram muito entusiasmados em ver personalidades de destaque no empreendedorismo, como Jorge Gerdau Johannpeter. Em suas falas, as lideranças destacaram a importância de sonhar e
de correr atrás dos objetivos. Foi uma noite de muitos aprendizados para os jovens”, repercutiu o diretor do Case NH, Eloi Spohr.
A pedagoga Liana Lemos Gonçalves, que também atua no Case NH, destacou que o trabalho é reflexo da integração entre a unidade e Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, que fica localizado em anexo ao Case. “Essa união é fundamental, traz muitos benefícios aos adolescentes e garante resultados à socioeducação. É mais uma demonstração das ações exitosas desenvolvidas pela Fase na área da educação”, completou.
Os trabalhos foram supervisionados pela agente socioeducadora do Case NH, Elveni Lunardi Toneto e pela supervisora da escola, Mirian Alencastro.
Premiação
A segunda colocação garantiu aos socioeducandos ferramentas pedagógicas para a continuidade dos estudos. Entre os prêmios, está o acesso gratuito à plataforma Young Founders, que fornece um ambiente de apoio, capacitação e conexões com jovens que buscam crescimento pessoal e profissional.
Além disso, o projeto foi realizado em parceria com a Tecnopuc, maior Parque Científico e Tecnológico do Brasil, o que permitiu aos três primeiros colocados o acesso ao Startup Garagem. O programa, voltado a empreendedores que possuem um projeto inovador, de base tecnológica e com potencial de escala, tem como objetivo ajudá-los a estruturar o seu modelo de negócio.

Metodologia
Ao longo da realização do projeto JA Startup, os adolescentes, entre 16 e 19 anos, receberam capacitação online, composta por aulas e mentorias com profissionais de renome na área. Dessa forma, eles tiveram a oportunidade de participar de atividades ao vivo, podendo apresentar o projeto e receber feedbacks.
Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Ascom SSPS