Susepe comanda operação Domesticus no bairro Mathias Velho em Canoas

Operação aconteceu no bairro Mathias Velho, em Canoas
Operação aconteceu no bairro Mathias Velho, em Canoas - Foto: Guilherme Pereira/Prefeitura de Canoas

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) comandou, na noite da última quinta-feira (16), a Operação Domesticus, no bairro Mathias Velho, em Canoas. A fiscalização de pessoas em prisão domiciliar ocorreu de forma integrada com a Polícia Civil e com a Guarda Municipal.

A ação verificou o cumprimento da medida cautelar privativa de liberdade de 12 apenados, sendo nove homens e três mulheres. Ao todo, envolveu 59 agentes e 19 viaturas, divididos em três equipes. Os casos dos presos não encontrados nos endereços informados foram comunicados ao Poder Judiciário e pode ser determinada a volta deles ao regime fechado.

A iniciativa faz parte das medidas apontadas, de maneira conjunta, entre as forças de segurança, pelo programa RS Seguro, do Governo do Estado, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade nos municípios mais violentos. Operações com essas e de fiscalização de empregos dos presos do regime semiaberto vêm sendo intensificadas nas dez regiões penitenciárias do Rio Grande do Sul .

O superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, destaca o fato de a Domesticus, uma operação complexa e em área de risco, ter sido exitosa. “Demonstra que o trabalho articulado entre os agentes envolvidos na segurança pública do Estado, uma diretriz do RS Seguro, vem sendo cada vez mais eficiente no combate à criminalidade. Também reafirma a ação da Susepe fora das unidades prisionais”, sublinha.

Ação contou com integrantes do Grupo de Intervenção Rápida da 1ª Região Penitenciária (GIR-1) e da Agência Regional de Inteligência (Aripen) da Susepe. “A fiscalização destas 12 prisões cautelares foram definidas através da inteligência da Susepe. O nosso objetivo é intensificar as operações nos próximos meses”, comenta o delegado da 1ª Região Penitenciária, Benhur Calderon. Também participaram as agências de inteligência da Polícia Civil e da Guarda Municipal de Canoas.

O delegado regional da Polícia Civil de Canoas, Cristiano de Castro Reschke, ressalta a importância de operações como a Domesticus. “Ações como essa precisam ser repetidas, considerando cada vez mais a necessidade de compreendermos onde estão os agentes criminosos. Somos parceiros da Susepe para fazer essas ações de forma rotineira, alternada, com efeito surpresa.

Texto: Rodrigo Borba/ Imprensa Susepe
Fotos: Guilherme Pereira/Prefeitura de Canoas