Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Susepe divulga cartilha com principais ações de segurança e tratamento penal na gestão 2021-2022

Publicação:

WhatsApp Image 2022 05 03 at 14 38 08
O lançamento ocorreu em evento comemorativo, na nova sede administrativa da Susepe
Por Gisele Reginato/Ascom Susepe

Na manhã desta terça-feira (3/5), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) lançou uma cartilha com um balanço das principais ações de segurança e tratamento penal, de abril de 2021 a abril de 2022, na gestão do superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, e da superintendente adjunta, Michele Cunda. O lançamento ocorreu em evento comemorativo, na nova sede administrativa da Susepe, com presença do secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild. 

No aspecto funcional, a cartilha destaca os mais de 900 novos servidores que ingressaram na Susepe nesse período, as diversas capacitações promovidas para os servidores e o novo concurso, realizado em março de 2022. Além disso, apresenta o investimento de mais de meio bilhão de reais pelo Programa Avançar, o maior recurso da história na área, que está possibilitando a construção e conclusão de unidades prisionais, o reaparelhamento bélico de todas as unidades prisionais de grupos operacionais,  a primeira compra de veículos semiblindados da Susepe, além da entrega para todos os agentes penitenciários de seu próprio armamento e seu próprio colete. A cartilha também traz as principais ações de segurança e de tratamento penal (trabalho, saúde e educação) desenvolvidas no período. Confira a cartilha aqui.

Gestão, segurança, tecnologia e tratamento penal

WhatsApp Image 2022 05 03 at 14 49 51 (1)
No evento, o titular da pasta da SJSPS enfatizou os desafios enfrentados pela Susepe na trajetória deste ano da gestão, além dos investimentos do Programa Avançar. “Esse investimento histórico demonstra o reconhecimento por parte do Governo do Estado para o trabalho que a Susepe vem realizando e para o protagonismo que vem assumindo junto às demais forças de segurança no enfrentamento da criminalidade, na medida em que atua no eixo dos três ‘is’ definidos no RS SEGURO: investimento qualificado, integração e inteligência. Essas ações ajudam a garantir a estabilidade dentro do sistema prisional e mais segurança para a sociedade gaúcha”, disse Hauschild. O secretário acrescentou ainda que a busca na condução desse ano de gestão foi para que a Susepe seja lembrada pelo sucesso de suas operações, por ampliar os índices de educação e de trabalho para fomentar dignidade e inclusão social, pelo sucesso de novas iniciativas implementadas, como participar de grandes eventos criando zonas de exclusão a partir de informações das tornozeleiras eletrônicas.

O superintendente também lembrou das adversidades enfrentadas nesse ano de gestão, como o atentado à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, a morte do agente penitenciário Clóvis Roman durante ação de resgate de um preso e o incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública. Além disso, Giovani pontuou momentos de grandes conquistas realizadas. “Realizamos um planejamento voltado para o reaparelhamento da Susepe, em busca de uma identidade institucional, e muitos dos projetos elaborados foram efetivados pelo Governo do Estado através do Programa Avançar”. O superintendente agradeceu a todos os atuais diretores de departamentos da Susepe, aos delegados penitenciários, diretores de unidades prisionais e a todos os servidores penitenciários que desempenham com muita garra sua função. Também enfatizou a importância de o Governo do Estado e a SJSPS estarem atentos às demandas da Susepe, para aprimorar tanto a área da segurança quanto de tratamento penal. 

WhatsApp Image 2022 05 03 at 14 43 14
A superintendente adjunta Michele enfatizou a importância de celebrar este ano da gestão da Susepe. “Estar na gestão nos dá a oportunidade de contribuir com a nossa instituição, para que ela evolua cada vez mais. Hoje conseguimos trazer resultado para algumas situações que víamos enquanto estávamos trabalhando lá na ponta, nas unidades prisionais. Enfrentamos muitos desafios, mas também temos como favorável uma gestão de governo que tem investido muito na Susepe. Todos os resultados decorrentes disso só se tornam possíveis com os servidores que se dedicam e fazem o seu melhor no dia a dia, com dedicação e responsabilidade”, disse. “Buscamos que a Susepe seja vista de forma positiva, e hoje temos participado de programas de governo em igualdade com outras forças de segurança. Isso é muito importante para o sistema prisional e para nós, servidores penitenciários”.

Também estiveram presentes a secretária adjunta da SJSPS, Carolina Ramires, a chefe de gabinete da SJSPS, Katyuse Pereira, a diretora administrativa, Elisandra Minozzo, o diretor da Escola do Serviço Penitenciário, Éberson Trindade, o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Vagner Cogo, o diretor do Departamento de Tratamento Penal, Cristian Colovini, o diretor do Departamento de Planejamento, Gustavo Schwarz, além de servidores da Secretaria e da unidade administrativa da Susepe.

No evento, também foi transmitido um vídeo do superintendente José Giovani e da superintendente adjunta Michele, destacando as ações da gestão. Confira o vídeo aqui.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo