Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Carteira de Artesão habilita adolescentes da Fase como profissionais autônomos

Jovens participaram de teste e seis foram aprovados pelo Programa Gaúcho de Artesanato

Publicação:

-
-

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato, viabilizou a seis adolescentes o reconhecimento como profissionais autônomos. Com apoio do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), os socioeducandos realizaram testes neste mês e, com isso, garantiram a aprovação que possibilitará o acesso à Carteira de Artesão. 

Coordenada pela Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), através da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o  objetivo é incentivar a profissionalização e fomentar a atividade artesanal. Entre os benefícios está a possibilidade da contribuição à Previdência Social, a emissão de notas fiscais de suas vendas − com a isenção do ICMS −, a obtenção da declaração de rendimentos, além da participação em exposições, feiras e eventos.

Os jovens que participaram tiveram testadas as habilidades de pintura em gesso, pintura de mandalas em pontilhismo, crochê e macramê. Eles cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC), no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre (Case POA II) e no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef).

A obtenção da Carteira de Artesão por parte dos adolescentes e jovens adultos é um dos projetos da Fase visando à profissionalização. A qualificação é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), tornando-os profissionais do artesanato”, registrou a diretora do Ceconp, Josiane Mônaco. 

A parceria entre a Fase e o Programa ocorre desde 2011, sendo que mais de 70 socioeducandos e socioeducandas já foram contemplados com o documento. O mesmo ocorre com servidores que ministram as oficinas e que, ao terem sucesso nos testes, também recebem a carteira.

Os aprovados devem receber a Carteira de Artesão até o final de fevereiro.

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Ascom SSPS

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo