Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Comitê gestor da política penal de atenção à população LGBTI+ apresenta versão inicial de plano estadual

Documento visa à inclusão social dessas pessoas que estão recolhidas no sistema prisional gaúcho

Publicação:

WhatsApp Image 2024 07 05 at 13 10 09
Encontro foi realizado de forma virtual

Durante reunião virtual realizada nesta sexta-feira (5/7), o Comitê Gestor Permanente de Elaboração, de Monitoramento e de Implementação da Política Penal de Atenção à População LGBTI+ apresentou a versão inicial do plano estadual, que está em construção. O encontro, que reuniu representantes do governo do Estado e de diferentes instituições, teve como objetivo ampliar a discussão sobre aspectos do documento e debater, de forma coletiva, a inclusão de tópicos que constarão no plano.

O secretário adjunto de Sistemas Penal e Socioeducativo e presidente do comitê, Cesar Kurtz, ressaltou a importância de elaborar iniciativas específicas para essa parcela da população. “Nosso trabalho é garantir, de forma institucional, que o sistema prisional seja um espaço em que os direitos e as singularidades de todas as pessoas sejam respeitados. A elaboração desse plano é um marco, resultado do trabalho integrado entre os atores da execução penal”, afirmou Kurtz.

WhatsApp Image 2024 07 05 at 12 08 25
Representantes de diversas instituições participaram do encontro
O Plano Estadual às Pessoas LGBTI+ Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional do Estado visa estabelecer diretrizes voltadas à inclusão social dessa parcela da população, com o desenvolvimento e a avaliação de ações e políticas penais. O documento será constituído por marcos legais e conceituais, diretrizes, diagnóstico, rede parceira, indicadores estratégicos, plano de ação, monitoramento e avaliação.

Dentre os encaminhamentos da primeira reunião, em novembro de 2023, foi determinado que cada secretaria do Estado apresentasse as ações já desenvolvidas na sua área de competência. Com o levantamento desses dados, foi feita esta proposta de minuta para o plano. Devido às enchentes, o desenvolvimento de reuniões mais frequentes teve de ser interrompido e, agora, de forma gradual, voltará a acontecer.

Constituição do comitê

Formalizado no final de 2023, o comitê é constituído, além da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), por equipes das secretarias da Educação; de Trabalho e Desenvolvimento Profissional; da Cultura; de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; de Habitação e Regularização Fundiária; da Saúde; e de Assistência Social. A Polícia Penal e o Conselho Penitenciário, ambos vinculados à SSPS, também são integrantes.

Como convidados na composição do grupo, estão membros da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Poder Judiciário, do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBT, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos conselhos regionais de Psicologia e de Serviço Social e da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo