Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Equipe do Departamento de Políticas Penais recebe egresso do sistema prisional gaúcho

Publicação:

WhatsApp Image 2023 02 07 at 09 31 36
O encontro ocorreu para debater políticas voltadas às pessoas egressas - Foto: Jürgen Mayrhofer / Ascom SJSPS

Na última segunda-feira (6), a equipe do Departamento de Políticas Penais (DPP), da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), recebeu Rodrigo Sabiah, egresso do sistema prisional gaúcho e palestrante. O encontro ocorreu para debater políticas voltadas às pessoas egressas.

Durante a reunião, Sabiah entregou uma proposta de seminário para ser realizado em conjunto com a SSPS, com foco em egressos, para abordar oportunidades, boas práticas e aprendizados, previsto para o segundo semestre de 2023. Também foi discutida a promoção de iniciativas em parceria com o empresariado, os segmentos da sociedade civil organizada e órgãos públicos com interesse na pauta.

No início de janeiro deste ano, Sabiah foi o único egresso do sistema prisional brasileiro aprovado no processo seletivo para uma bolsa de estudos do programa Global Freedom Fellowship, na África do Sul. A oportunidade, da organização não governamental Incarceration Nations Network (INN), tem como objetivo capacitar agentes de mudança social e combater o estigma contra pessoas com passagem pelo sistema prisional.

Durante o processo seletivo, ele contou com o apoio da equipe do DPP e do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, além do Conselho Penitenciário. O trabalho como reciclador, as palestras sobre as vivências na prisão e o trabalho voluntário em estabelecimentos prisionais, em abrigos para jovens em situação de vulnerabilidade social e em comunidades carentes do Brasil foram considerados na seleção.

Participaram do encontro a diretora do DPP, Lea Bos, a diretora-adjunta, Débora Ferreira, as técnicas superiores penitenciárias Jaqueline de Ávila e Márcia Gabriela Lemos, e a assessora Kelli Machado.

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo