Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Governo encaminha providências após queda parcial de muro no Nugesp

Publicação:

WhatsApp Image 2025 04 01 at 13 50 26
Secretário Viana conversa com moradores que residem ao lado do Nugesp - Foto: João Pedro Rodrigues/Ascom SSPS

Em uma rápida atuação e em conjunto com a empresa responsável pela obra do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), em Porto Alegre, a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) encaminhou na manhã desta terça-feira (1º/4) novas providências após a queda parcial do muro frontal do estabelecimento, ocorrido no fim da tarde de segunda-feira (31/3). 

WhatsApp Image 2025 04 01 at 13 54 27
Secretário Viana acompanha engenheiro da Verdi na vistoria ao muro do Nugesp, que começará a ser recuperado a partir de hoje - Foto: João Pedro Rodrigues/Ascom SSPS

O governador Eduardo Leite acionou o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, e o superintendente da Polícia Penal, Luciano Lindemann, que estiveram no local nesta manhã, acompanhados da equipe técnica da Verdi Construções. O Instituto-Geral de Perícias e a Defesa Civil também compareceram. 

“O governador solicitou prioridade e uma atenção especial, o que foi dado pessoalmente, onde pudemos conversar com as famílias, e decidir a melhor solução para eles. Estamos trabalhando em parceria com os órgãos de segurança e a empresa responsável, já que a obra ainda está em garantia”, disse Viana. 

Como medida emergencial, já nesta terça-feira, o muro será derrubado e retirado para evitar novos danos. A principal família afetada ficará hospedada em um hotel até que o conserto esteja finalizado. Moradores de outras duas residências, onde caíram restos de materiais, também estão recebendo suporte.

Parte do muro caiu após um temporal que atingiu a Capital. Imediatamente, após o ocorrido, a área foi isolada para garantir a segurança dos moradores e servidores, e as residências foram vistoriadas pela Verdi e por servidores da Polícia Penal. Os moradores foram orientados a deixar suas casas em razão da falta de segurança. A construtora também tomou as primeiras providências para manutenção do Núcleo. 

Segundo o superintendente Luciano Lindemann, as equipes da instituição estão mobilizadas e a segurança da unidade foi reforçada. “O estabelecimento teve reforço com aumento do efetivo de policiais penais no portão principal e na guarita localizada em frente à área de risco. Além disso, a equipe da Seção de Atendimento ao Servidor está no local para prestar o devido apoio aos envolvidos”, pontuou.

WhatsApp Image 2025 04 01 at 13 48 55
Viviane mora ao lado do Nugesp, teve a casa danificada, e recebeu a visita do secretário Viana e do superintendente Luciano - Foto: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal

Devido às alterações causadas pelo evento meteorológico, as escoltas programadas para o dia foram canceladas, visando garantir a segurança durante o deslocamento. 

A SSPS informa que segue acompanhando de perto o caso e trabalhando para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Texto: Jéssica Britto/Ascom SSPS
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo