Parlatório On line passa pelo primeiro teste no Complexo Penitenciário de Canoas
Novas simulações serão realizadas esta semana, antes da implantação definitiva do novo sistema
Publicação:

Foi realizado na última sexta-feira, 8, no Complexo Penitenciário de Canoas, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, o primeiro teste para o “Parlatório on line”. Com a presença da Conselheira da OAB, Ana Lúcia Santos da Motta, do defensor público, Fernando Scheffel, do advogado Wilson Estivalet, representando os defensores dos presos, além da Diretora de Inteligência da Seapen, Letícia Coimbra e do diretor do Dsep, da Susepe, Cristiano Fortes, foi feita uma simulação dos procedimentos que serão adotados, a partir do funcionamento do novo sistema.
Desde o início da pandemia em território gaúcho, a Secretaria da Administração Penitenciária e a Superintendência dos Serviços Penitenciários vêm investindo em tecnologia para superar as barreiras impostas pelo distanciamento social e pelas medidas de restrição ao contato físico, em visitas, e mesmo nas audiências judiciais. "A virtualização dos procedimentos é uma necessidade que não se esgota nesta crise. É um caminho sem volta, quer pela eficiência que pode agregar, quer pela economia ao erário", explicou o secretário da Seapen, Cesar Faccioli.
O superintendente da Susepe, por sua vez, destacou as vantagens do uso da tecnologia como forma de reduzir a necessidade de servidores, destinando-os para tarefas de segurança e tratamento penal, por exemplo. “Essa crise vem nos proporcionando ensinamentos que poderão, no futuro, representar avanços na gestão do sistema prisional”, finalizou Cesar da Veiga. No início desta semana, será realizado mais um teste do novo sistema.