Penitenciária de Arroio dos Ratos transfere presos para reformar galeria que abrigará atividades de trabalho prisional
Após a reforma, o novo espaço terá a possibilidade de oferecer trabalho para até 80 presos
Publicação:

Na manhã desta terça-feira (22), a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR) realizou uma grande operação de revista em apenados da galeria B do Módulo de Vivência 1, tendo por finalidade encaminhá-los para outras unidades prisionais e para outro espaço da própria unidade. O objetivo foi o de esvaziar a galeria, para dar início a uma reforma, já que o local passará a abrigar atividades laborais. Conforme a direção da PEAR, foram transferidos 47 presos e redistribuídos outros 25 apenados na própria casa prisional.
Na PEAR, já há espaço específico para trabalho prisional, ocupado por 80 presos. Destes, 35 estão inseridos em convênios com a iniciativa privada, incluindo uma fábrica de camas e colchões, chegando a 300 apenados que exercem atividades internas. Após a reforma, o novo espaço terá a possibilidade de oferecer trabalho para até 80 presos.
Segundo o diretor da casa prisional, José Giovani Rodrigues de Souza, a intenção é incluir o maior número de pessoas privadas de liberdade em ocupação laboral, com ênfase nos convênios que permitem, além da remição e da remuneração ao preso, uma socialização efetiva do mesmo.
Por sua vez, segundo o delegado da 9ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Paulo Pires, a busca por melhoria na execução administrativa da pena passa pelas políticas penitenciárias adotadas pela Seapen e pela Susepe, como o trabalho prisional, e, por isso, devem ser fomentadas.
Operação

O Grupo de Ações da Susepe (GAES) realizou a extração dos apenados das celas, em seguida fez a contenção dos mesmos. Já a escolta foi conduzida pela Divisão de Segurança e Escolta (DSE), enquanto os servidores da PEAR atuaram em toda a movimentação interna da ação e ainda auxiliaram na aplicação dos testes rápidos da Covid-19, procedimento feito pela equipe da Unidade Básica de Saúde da PEAR.