Penitenciária Estadual do Jacuí conclui reforma completa no canil
Trabalhos foram realizados por mão de obra prisional
Publicação:

Seguindo o plano de metas da Penitenciária Estadual do Jacuí, de melhoria permanente de suas dependências físicas, foi concluída esta semana a reforma completa do canil, onde são tratados os animais que apresentam algum problema de saúde. No total, são 37 cães, que atuam na segurança da casa prisional, sendo cuidados por dois Policiais Militares cinófilos. “Essa participação dos cães é muito importante na segurança da casa”, afirma o Major Fabiano Dorneles, diretor da PEJ. Para tanto, os responsáveis pelos cães realizam o manejo sustentável da matilha, sempre buscando preservar a saúde física e comportamental dos animais.

O secretário Cesar Faccioli elogiou a iniciativa e lembrou que a Secretaria da Administração Penitenciária está planejando a criação de um grande canil para abastecer diversas casas prisionais: “Os cães exercem um papel fundamental na segurança dos presídios, mas exigem um tratamento condizente com a sua importância para o sistema. Essa ideia, somada às demais iniciativas do gênero, existentes em outras unidades prisionais, reforça nosso compromisso de estabelecer um padrão elevado no cuidado com estes nossos parceiros de segurança. E este trabalho da PEJ é duplamente exitoso, por envolver trabalho prisional e cuidado com os animais”, comemorou Faccioli.
A reforma levou pouco mais de um mês para ser concluída, a um custo mínimo, justamente por ter sido realizada através de mão de obra prisional. O resultado, que pode ser verificado nas fotos feitas antes e depois, comprova a qualidade do trabalho e a melhoria da estrutura agora disponível para os animais em serviço na Penitenciária Estadual do Jacuí. “Pra nós, foi muito importante, pois os cães ajudam por demais na segurança da casa”, elogiou o Major Fabiano.