Penitenciária Modulada de Charqueadas faz balanço de apreensões externas em 2020
Números se referem apenas aos ilícitos cuja entrada na casa prisional foi frustrada pela ação dos agentes da Susepe
Publicação:

A direção do Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) divulgou, nesta segunda-feira, 11, o total de apreensões de ilícitos, referente a tentativas frustradas de ingresso, que ocorreram na casa prisional, ao longo de todo o ano de 2020. No somatório, foram mais de 14 quilos de drogas, 51 aparelhos celulares e 190 chips para celular.
Segundo o administrador da PMEC, Ben Hur Goularte, "isso demonstra o cuidado que temos tido na sala de revistas, mas também na fiscalização das tentativas de arremesso, prática comum na casa prisional", segundo ele. O somatório é o conjunto de substâncias que deixaram de entrar na Penitenciária. Há ainda a ocorrência de tentativas de entrada via utilização de drones.
Para Ben Hur, os números são extremamente positivos, porque trata-se de ilícitos que nem chegaram a ingressar nas dependências da casa prisional. "Nós tivemos uma média de mais de um quilo de droga apreendida por mês e um chip a cada dois dias", afirmou.
O secretário Cesar Faccioli voltou a enfatizar que essas ações são fundamentais e devem ser realizadas de forma sistemática, dentro do conceito que deseja ver consolidado no sistema prisional gaúcho. "A ideia de Presença Plena do Estado pressupõe casas prisionais livres da droga e da possibilidade de cometimento de crimes comandados pelos apenados", explicou o titular da Seapen.