Polícia Penal reinaugura galeria do Presídio de Erechim
Publicação:

Na última quinta-feira (03), o Presídio Estadual de Erechim promoveu um evento para a reinauguração de uma de suas galerias. O local passou por uma reforma para a readequação de 11 celas, o que possibilitou a melhoria de 66 vagas no estabelecimento. O esforço faz parte dos investimentos que vêm sendo empregados na área de segurança pública, de modo a garantir estrutura física adequada para que os servidores possam atuar, além de possibilitar a implementação de metodologias de tratamento penal humanizado, conforme orienta a legislação.
A obra contou ainda com a utilização de mão de obra prisional, proporcionando atividade laboral para os presos, o que impacta na remição da pena e favorece a reintegração dos mesmos. A casa prisional atende pessoas privadas de liberdade de ambos os sexos e conta com uma população prisional que cumpre pena nos regimes fechado e semiaberto, além de presos provisórios. A reforma da galeria foi financiada com recursos do Governo do Estado ao custo de 499 mil reais.
Segundo o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, "hoje nós temos uma organização capaz de produzir mais os próprios projetos de reformas de presídios, realizados por profissionais da Susepe e da Secretaria, extremamente capacitados. Então, estamos avançando, fazendo o que devemos fazer, mantendo os apenados nos locais em que eles devem estar, cumprindo sua pena, mas dando a eles condições de trabalho, capacitação e educação. E, claro, os convênios com empresas e municípios são extremamente importantes, e queremos avançar cada vez mais com essas parcerias".
Já o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, destacou a importância de ações como esta para o sistema prisional: “A Susepe busca, com essa obra, proporcionar maior qualidade de vida aos apenados e também melhores condições de trabalho para os servidores. Com a reforma dessas celas, é possível oferecer um ambiente mais adequado para implementar as políticas de tratamento penal, que visam, não somente à preservação da dignidade, como também à reintegração de presos na sociedade, que são a missão da Instituição”.
Ascom Susepe