Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Secretário Hauschild e Superintendente Giovani fazem visita técnica à Penitenciária de Arroio dos Ratos

Publicação:

-
- - Foto: Alefer Dias

Nesta quarta-feira (18), a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR) sediou um evento de apresentação da 9ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) ao Secretário da Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, e a seu adjunto, Egon Kvietinski. Também estavam presentes na visita o Superintendente dos Serviços Penitenciários, José Giovani Rodrigues de Souza, e o representante do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Helder Antônio Jacoby dos Santos.

-
- - Foto: Alefer Dias

Pela manhã, depois de um café coletivo, o delegado penitenciário Paulo Pires apresentou aos visitantes todos os administradores das casas prisionais, fazendo, logo em seguida, uma explanação, através slides, da estrutura de cada estabelecimento prisional, do organograma e do fluxograma da DPR, assim como destacando a prioridade que é dada, além do tratamento penal, com o trabalho prisional, à questão da segurança, já que “numa região que abriga inúmeros apenados de alto risco, inclusive líderes de facções, há seis anos não ocorrem fugas do regime fechado”. Segundo ele, isso se dá pelo extremo profissionalismo, pela preocupação com a logística nas remoções, nas transferências e nas audiências que envolvem pessoas presas.

Sobre a visita do Secretário Mauro, pela segunda vez na DPR, destacou que “isso é muito importante, porque dá visibilidade à região, assim como permite a ele se inteirar in loco das demandas e da atuação das casas prisionais”.

Já no turno da tarde, depois de um almoço de confraternização, foi a vez da diretora da PEAR, Stela Beck Muller, externar a sua satisfação pela presença do secretário e do superintendente, quando apresentou o estabelecimento e sua estrutura aos presentes, destacando o canil setorial do local, primeiro espaço com área específica e seguindo parâmetros estabelecidos pela própria Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Segundo ela, “a prioridade da PEAR é o trabalho prisional, primando pelo tratamento humanitário entre as pessoas, apenados, servidores e familiares”.

Logo em seguida, ocorreu a cerimônia de formatura da 1ª Oficina de Marcenaria Básica da PEAR, que faz parte do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap), vinculado ao Depen, quando 40 apenados receberam certificado de conclusão do curso, de 160h/aula.

Sobre a formatura, Hauschild externou satisfação “em poder acompanhar um momento significativo como esse”, destacando que “esse é só início de uma mudança na vida dessas pessoas presas, fruto de um esforço conjugado tanto dos próprios apenados quanto daqueles que propiciam essa formação na casa prisional”. Nesse sentido, destacou o papel institucional do Procap, programa propiciado pelo Ministério da Justiça, através do Depen, “uma possibilidade concreta de abrir uma porta para uma ressocialização da pessoa presa num patamar mais ampliado”.

O assessor de relações institucionais da SJSPS, Jonathan Silva, acompanhou a agenda.

Texto: Breno Serafini

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo