Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Socioeducando atendido pela Fase inicia curso superior na Região das Missões

Orientado pelas equipes da Fundação, jovem conquistou vaga via Prouni

Publicação:

-
- - Foto: Saul Teixeira/Arquivo Fase

A educação é uma das principais diretrizes de atuação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) em todo o Estado e, diante disso, o progresso escolar é constantemente estimulado. Na Região das Missões, um socioeducando que cumpre medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santo Ângelo deu um importante passo e ingressou em um curso superior*. 

O jovem, de 18 anos, conquistou a vaga por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). As aulas ocorrerão à distância pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), mas o calendário pedagógico também prevê a realização de provas presenciais. O curso tem duração de quatro anos. 

Aulas serão acompanhadas virtualmente
Aulas serão acompanhadas virtualmente - Foto: Divulgação Fase
“Em poucas palavras, espero que as aulas me ajudem a mudar de vida, é uma enorme oportunidade”, resumiu o jovem que, nesta semana, completou 12 meses em cumprimento de medida socioeducativa. “O curso que farei é de uma área que gosto e me identifico desde a infância. Com toda a certeza do mundo vou fazer a faculdade com muita vontade e disposição”, completou. 

A inscrição ao Prouni foi realizada pela unidade, seguindo as orientações da Diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação Pedagógica e do Núcleo de Escolarização da Fase. Também coube ao Case qualificar a estrutura física para garantir o acesso às aulas, sempre acompanhado da equipe técnica. 

“Todas as vezes que ele necessitar de um computador, por exemplo, a Sala de Estudos estará à disposição. Também terá acesso aos livros e materiais que a faculdade oferece para que possa estudar na própria sala ou no seu dormitório”, explicou a pedagoga Célia Cargnelutti. “Em 2023, também tivemos outro jovem que frequentou a universidade. Esperamos que os exemplos possam inspirar os demais”, concluiu.

*o curso não será divulgado para preservar a identidade do jovem

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Ascom SSPS

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo