Socioeducandos da Fase concluem etapa escolar nas oito regionais do Estado
As formaturas nos ensinos fundamental e médio foram promovidas pelas escolas estaduais anexas às unidades
Publicação:
Com a conclusão dos ensinos fundamental e médio, cerca de 60 jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativa (Fase) deram mais um passo rumo à ressocialização neste ano. As formaturas ocorreram entre terça e sexta-feira (17 e 20/12) nas escolas anexas às unidades de internação nas oito regionais do Estado. O cumprimento da medida socioeducativa garante acesso a todos os níveis de educação formal aos adolescentes.
As cerimônias contaram com a presença de familiares dos socioeducandos, além de homenagens aos professores e apresentações culturais nas escolas localizadas em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo, Passo Fundo e Uruguaiana. No total, 51 adolescentes completaram o ensino fundamental e outros 11 o ensino médio, no segundo semestre deste ano.
“Estou muito feliz. Se eu não estivesse na Fase, não teria conseguido estudar. Minha família veio na formatura e foi emocionante”, disse um socioeducando do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case NH). Estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, o jovem de 18 anos encara a formatura como o primeiro degrau para a profissionalização. “Quero continuar os estudos na área da informática”, completou, citando que o interesse pela área profissional surgiu durante as oficinas e cursos promovidos pela unidade.
A educação é o principal eixo de atuação da Fase para o sucesso das medidas socioeducativas. A metodologia da escolarização é construída por meio de estudos realizados entre a Fundação e a Secretaria da Educação (Seduc). É responsabilidade do técnico em educação ou pedagogo que atua nas unidades mediar a relação entre a escola e o projeto pedagógico do programa de internação.
O trabalho também segue as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e as orientações previstas no Programa Estadual de Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade (Pemseis).
Para a chefe do Núcleo de Escolarização, Jamille Cordeiro, o trabalho conjunto entre a Fase e a Seduc é determinante para o sucesso das medidas socioeducativas. “A formatura é uma importante etapa rumo à ressocialização e esperamos que os jovens sigam empenhados para novas conquistas na área educacional. Cada jovem que conclui a etapa escolar é motivo de satisfação e de inspiração para a continuidade do trabalho”, destacou.
Escolas anexas às unidades:
Porto Alegre
1. Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim
Atendimento: CASEF, CASE POA II e CSE
2. Escola Estadual de Ensino Médio Senador Pasqualini
Atendimento: CIPCS e CASE Padre Cacique
Novo Hamburgo
Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves
Atendimento: Case Novo Hamburgo
Pelotas
Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Zattera
Atendimento: Case Pelotas
Caxias do Sul
Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire
Atendimento: Case Caxias
Passo Fundo
Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire
Atendimento: Case Passo Fundo
Santa Maria
Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos
Atendimento: Case Santa Maria
Santo Ângelo
Escola Estadual de Ensino Médio Herbert de Souza
Atendimento: Case Santo Ângelo
Uruguaiana
Escola Estadual de Ensino Comendadora Dolores Cunha
Atendimento: Case Uruguaiana
Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase
Edição: Ascom SSPS