Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Socioeducandos da Fase participam do Encceja PPL

Exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade própria

Publicação:

WhatsApp Image 2023 10 19 at 16 51 25
As provas foram aplicadas nas 13 unidades de internação da Fase no Estado - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase

A realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) mobilizou servidores e adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em todo o Estado,  entre terça e quarta-feira (17 e 18/10). O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade própria.

Na Fase, 155 socioeducandos prestaram o exame que visa a conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio. Destes, 101 adolescentes fizeram a prova de certificação para nível Fundamental e 54 para o nível Médio.

“Foi difícil, mas fiz o melhor que pude. Foi preciso ler e prestar muita atenção antes de responder. Usei todo o tempo possível”, resumiu um socioeducando de 16 anos, que prestou a prova para concluir o Ensino Fundamental. 

Atendido há 10 meses pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC), em Porto Alegre, ele pontuou que a redação foi o maior desafio. 

A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação, em colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

Trabalho coletivo

Na Fase, a inscrição dos jovens é fruto de um trabalho conjunto desenvolvido pelos servidores da Fundação, e envolve analistas pedagogos, diretores das unidades, agentes socioeducadores e professores das escolas anexas às unidades socioeducativas.

A execução também passa pela Diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação Pedagógica, da Diretoria Administrativa (DA), do Núcleo de Comunicação e Documentação (NCD) e do Núcleo de Segurança. 

“O Encceja PPL 2023 foi realizado com sucesso. Oportunizamos de forma segura e engajada a participação dos adolescentes ou jovens adultos que cumprem medida socioeducativa em todas as unidades de internação e de semiliberdade da Fase. Com a certificação obtida, os jovens ampliam as oportunidades, principalmente no mercado de trabalho. Além disso, quem conseguir a certificação do Encceja para Ensino Médio pode tentar ingressar em uma universidade por meio de auxílios e programas do governo”, avaliou a chefe do Núcleo de Escolarização da Coordenação Pedagógica, Jamille Cordeiro. 

A pedagoga destaca ainda que, em algumas unidades da Fundação, ocorreu a presença de egressos na realização do exame.  

Saiba mais

O Encceja PPL tem o mesmo nível de dificuldade do regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

O gabarito oficial será publicado em 3 de novembro, e o resultado final, em 22 de novembro.

Texto: Saul Teixeira/Ascom Fase

Edição: Ascom SSPS

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo