Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Sistemas Penal e Socioeducativo

Início do conteúdo

Pautas da socioeducação estadual são debatidas no Fórum Permanente

Encontro apresentou as ações e atualizações desenvolvidas pelo grupo e órgãos parceiros

Publicação:

WhatsApp Image 2024 04 05 at 17 19 38
O encontro tratou sobre os aspectos organizacionais do Sinase, atualizações do POD Socioeducativo e as ações da Fase para 2024 - Foto: João Pedro Rodrigues/Ascom SSPS

A primeira reunião do ano do Fórum Permanente de Medidas Socioeducativas foi realizada na última sexta-feira, 5, na Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS). O encontro tratou sobre os aspectos organizacionais do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), as ações da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e as atualizações do Programa de Oportunidades e Direitos Socioeducativo (Pod Socioeducativo). 

WhatsApp Image 2024 04 05 at 17 19 38 (2)
O diretor-geral da SSPS, Pablo Rodrigues, que participou da abertura representando o titular da pasta, Luiz Henrique Viana, enalteceu a importância da troca entre as políticas públicas para a socioeducação. O Estado tem de se preocupar em fazer essa transversalidade nas políticas públicas, como o próprio RS Seguro, não olhando apenas de um modo punitivo, mas com um olhar para a prevenção, com acesso às políticas, àquilo que se tem como direito da juventude e dos menores de idade, completou. 

A diretora do Departamento de Políticas Socioeducativas (DPS), Gabriela Cruz, conduziu o encontro, que também tratou sobre a pauta anual de trabalho do fórum. Em 2024, se intensificam os debates sobre o Plano Decenal Estadual de Atendimento Socioeducativo, constituído em 2016, e sobre o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, que deverá ser elaborado pela União, em parceria com os Estados.  

A diretora lembrou, ainda, o planejamento da Caravana da Socioeducação, evento itinerante que ocorre nas regiões onde estão localizados os Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) da Fase, com o propósito de conhecer as ações desenvolvidas e identi

WhatsApp Image 2024 04 05 at 17 19 38 (1)
ficar os desafios de cada unidade.

“A proposta é visitar os nossos Cases em Porto Alegre, mas, principalmente, no interior do Estado, e alguns municípios que não têm Case, mas que executam de forma muito comprometida a política em meio aberto. Queremos acompanhar, conforme o Sinase preconiza, para o aprimoramento dessas medidas e orientar o retoque”, salientou. 

O presidente do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad), Roberto Peixoto, participou de forma remota da reunião. Peixoto elogiou o modelo de fórum permanente coordenado pela SSPS, que funciona em parceria com diversas secretarias e órgãos de áreas estratégicas, como, a saúde, a educação, a assistência social e o Judiciário. 

WhatsApp Image 2024 04 05 at 17 19 38 (3)
O juiz-corregedor e coordenador da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJRS), Luís Antônio de Abreu Johnson, também esteve presente, e reforçou a atuação do POD no atendimento psicossocial e na capacitação profissional. Hoje, 139 jovens recebem auxílio financeiro por meio do programa.  

O Fórum é composto por representantes da SSPS, da Fase, das Secretarias da Educação, da Saúde, da Segurança Pública, de Desenvolvimento Social, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça. 


Texto: Vitória Garcia, com supervisão Ascom SSPS.

 

Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo